Empresa chinesa compra 100% da brasileira 99 e mudança deve acirrar rivalidade com Uber

A startup brasileira 99 vendeu 100% de suas ações para a empresa chinesa Didi Chuxing, mais conhecida como “Uber chinês”. O negócio teria sido fechado respeitando o atual valor de mercado do aplicativo, estimado entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão.

A informação é do Estadão, mas a 99 não fez nenhum anúncio oficial sobre a negociação, alegando que só se manifestará quando oportuno. Segundo apurou o jornal, a compra só não foi anunciada ainda porque os termos precisam ser devidamente finalizados.

A Didi Chuxing já tinha quase 50% das ações do aplicativo brasileiro, depois que investiu mais de US$ 100 milhões no app durante o primeiro semestre do ano passado, enquanto o grupo japonês SoftBank investiu outros US$ 100 milhões.

Com o novo contrato inteiro da Didi Chuxing, qualquer outra empresa deixa de ser acionista do 99.

99 é maior concorrente do Uber no Brasil

Criada pelo paulistano Paulo Veras, o 99 atendia por 99Taxis quando surgiu em 2012. A mudança do nome veio em 2016, quando o Uber já era uma realidade no país desde 2014, e a empresa viu a necessidade de adequar o seu modelo de negócios para se manter relevante na competição.

Atualmente, o app tem mais de 200 mil motoristas cadastrados e 14 milhões de passageiros que utilizam seus serviços.

A transação com a gigante chinesa deve aumentar ainda mais a competição entre 99 e Uber, que segue como líder no mercado de transporte por aplicativos no Brasil.

A Didi Chuxing pretende investir no melhoramento do 99, assim como fez com outros aplicativos rivais do Uber na Europa, Ásia e Estados Unidos, a fim de acabar com  hegemonia do Uber.

Entre as melhoras, recursos que utilizam realidade virtual já estão cogitados.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Criatividade

Coca-Cola abraça a arte de rua em campanha global com “logos não autorizados”

A Coca-Cola decidiu inverter o script sobre a proteção da marca e lançou uma campanha global celebrando as versões de…

58 minutos Atrás
  • Criatividade

“Little Boxes”: Mercado Livre comemora 25 anos com campanha em toda América Latina

Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…

3 dias Atrás
  • Criatividade

“Meu Sorriso é Meu Superpoder”: nova campanha de Colgate destaca jovens orgulhosos do seu diastema

Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…

3 dias Atrás
  • Social Media

TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…

3 dias Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coke Studio: Coca-Cola oferece experiência tecnológica e interativa no Lollapalooza Brasil 2024

Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…

1 semana Atrás