Clicky

YouTube cria tarja para identificar vídeos-propaganda

YouTube cria tarja para identificar vídeos-propaganda

Mudança visa trazer transparência e facilitar identificação de notícias falsas

por Matheus Fiore

YouTube anunciou que começará a sinalizar vídeos que tenham ligação com grupos estatais ou políticos por meio de uma tarja. Pelas mudanças, empresas como a rede de televisão americana PBS passarão a ter uma tarja, afirmando que o conteúdo tem financiamento estatal. A mudança visa principalmente conter o crescimento da desinformação na era das “fake news”. O rótulo também servirá como link para vincular o vídeo com páginas da Wikipédia. Na declaração oficial, o YouTube disse estar testando o recurso apenas nos Estados Unidos.

A tarja em inglês que diz que o vídeo foi financiado pelo governo americano pode ser vista acima do título.

Além da tarja, o YouTube também passará a sinalizar quando um vídeo trouxer conteúdo de teorias conspiratórias. O diretor-chefe de produto da empresa, Neal Mohan, disse ao The Wall Street Journal que a plataforma deverá começar a sugerir conteúdo de fontes oficiais justamente para os usuários que assistirem a vídeos de teorias de conspiração.

Mohan ainda afirma que o objetivo de sua equipe é trabalhar para consolidar o YouTube não somente como uma rede de compartilhamento de vídeos, mas como uma fonte confiável de informação.

Vale lembrar que, há algumas semanas, o Facebook também anunciou seus próprios métodos para reduzir o compartilhamento de notícias falsas, criando um feed separado apenas para notícias de fontes oficiais. O WhatsApp é outra rede social também engajada no combate à desinformação, tendo começado a testar uma ferramenta que sinalize quando o usuário receber spam.

Compartilhe: