Prepara-se para fabricar algumas fake news no game “Bad News” • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Prepara-se para fabricar algumas fake news no game “Bad News”

Jogo online criado por organização holandesa busca combater a desinformação tratando-a como ridícula

por Pedro Strazza

Em tempos onde o fake news se dissemina de forma viral pelas redes sociais e ameaça conduzir eventos político-sociais importantes como bem quer, as medidas de informação e combate a essa prática se tornaram muito importantes, sejam elas oficiais ou não. Depois do Facebook anunciar parcerias com o Google e o site Aos Fatos, um grupo formado por acadêmicos e jornalistas auto-intitulado DROG lançou agora um jogo educativo e de pesquisa sobre o tema, o “Bad News”.

Criado com o objetivo específico de “ajudar a criar resistência contra a desinformação”, o DROG concebeu o jogo exatamente para atender estas medidas. Assim como a estética, a proposta do game online é simples: o jogador atua como um fabricante de fake news, sendo guiado pelo game pelos meios nos quais grandes impérios de desinformação são criados, e vai ganhando badges ao longo do caminho – confira algumas abaixo. O que começa com um simples ato de impersonificar uma figura pública logo se converte em uma teia de arapucas e propostas maliciosas para triunfar sobre a mídia “lamestream”.

Inicialmente lançado na Holanda (cidade onde a sede do DROG fica), o “Bad News” é além de educativo um jogo de pesquisa. O game disponibiliza no começo e no fim das partidas um teste rápido, que pede para você discernir o que é e não é fake news à partir de tweets e manchetes.

Em entrevista ao Mashable

, o fundador do DROG Ruurd Oosterwoud afirma que o “Bad News” nasceu da discussão sobre qual seria a melhor forma de combater o fake news. “Quando você quer derrotar a desinformação, bloquear nunca é uma opção. Ao invés disso, você deveria ridicularizá-la” ele afirma, emendando dizendo que o grupo tem esperanças de que “as pessoas vejam o jogo como um abrir de olhos e passem a ficar atentas das táticas que podem ser aplicadas para alterar as opiniões da sociedade na internet”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro