Clicky

★ Como Bruce Lee influenciou para sempre o cinema de ação
Bruce Lee

★ Como Bruce Lee influenciou para sempre o cinema de ação

Nesse domingo, dia 25, você vai poder testemunhar essa revolução na Maratona Bruce Lee do A&E

Em parceria com

Mesmo 45 anos depois de sua morte, Bruce Lee continua sendo lembrado, influenciando o cinema de ação até os dias de hoje. Isso porque, além de ser um mestre em artes marciais, foi Lee que inventou um jeito incrível de levar sua luta para os filmes.

O kung fu da vida real é bem diferente do que vemos na ficção. Em vez de piruetas e ação desenfreada, a arte marcial valoriza a economia de movimentos. Já o Jeet Kune Do, criado por Bruce Lee, transforma a dança que é o kung fu em golpes e acrobacias de encher os olhos e empolgar qualquer um.

A década de 1970, a mais produtiva de Lee, prova isso, com clássicos como “Dragão Chinês” (The Big Boss, 1971) e “A Fúria do Dragão” (Fist of Fury, 1972) de Lo Wei; além de “O Voo do Dragão” (The Way of the Dragon, 1972), dirigido e escrito por ele mesmo; “Operação Dragão” (Enter the Dragon, 1973) e “Jogo da Morte” (Game of Death, 1978), ambos dirigidos por Robert Clouse.

O pulo do gato de Bruce Lee, que já era um lutador de diversos estilos como nenhum outro, foi coreografar cinematograficamente a precisão dos golpes do kung fu. Essa técnica, uma espécie de marketing visual, era tudo o que a indústria do cinema precisava para criar cenas de lutas espetaculares, que servem de inspiração para os blockbusters até os dias atuais.

No próximo domingo, dia 25, você vai poder testemunhar essa revolução na Maratona Bruce Lee do A&E. A partir das 18h, três desses filmes clássicos na sequência vão fechar o seu fim de semana com adrenalina total: “O Dragão Chinês”, “O Voo do Dragão” e “A Fúria do Dragão”.

Não custa lembrar que, “O Voo do Dragão”, de 1972, é o filme em que acontece o histórico confronto entre Bruce Lee e Chuck Norris.

E marque na sua agenda: Todo domingo, às 18h00, o A&E exibe três filmes de ação em sequência. Não tem melhor maneira de encerrar a semana e começar a segunda-feira com força total.

> Saiba mais em: canalaetv.com.br/especial-bruce-lee

Compartilhe: