SXSW 2018: O futuro dos relacionamentos segundo Esther Perel • B9

SXSW 2018: O futuro dos relacionamentos segundo Esther Perel

“Maga das relações” afirma que sensação de não pertencimento é o maior perigo ao amor hoje

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six
Capa - SXSW 2018: O futuro dos relacionamentos segundo Esther Perel

O primeiro keynote da SXSW 2018 foi um tremendo de um abre-alas: Esther Perel, que trabalha como terapeuta de casais há mais de 35 anos, veio ao público de Austin falar sobre os relacionamentos contemporâneos.

Esther prendeu a atenção e a respiração de uma plateia de 3000 pessoas enquanto discorreu sobre as grandes mudanças no nosso modelo de relação romântica e o seu impacto nas pessoas e nos negócios. Ela começou falando sobre o paradoxo central das relações atuais, que é a necessidade de balancear os sentimentos de segurança e pertencimento com os de aventura e liberdade.

Antigamente, quando nos organizávamos em vilas, havia um claro sistema de hierarquia e uma arquitetura de sociedade que trazia absoluta clareza sobre o papel que cada um desempenhava, onde cada um deveria colocar sua lealdade e energia. Em troca de tamanha organização, a comunidade devolvia a cada membro o senso de pertencimento, uma raiz, uma âncora.

Esther Perel palestra na SXSW

Hoje, esta noção deixou de existir. A terapeuta diz que todas as possibilidades estão na mesa para serem discutidas, construídas e adotadas. Cada um de nos constrói seu espaço na sociedade através de conversa e negociação, além de bastante trabalho. O lado ruim disso é a sensação de não pertencer mais a algo tão definido, o que por sua vez traz alguma insegurança e até mesmo solidão ao indivíduo.

Pra transcender esta vida tão atomizada e fragmentada, as pessoas estão colocando em seus relacionamentos a expectativa de “repor o divino” que antes elas recebiam através da religião. É uma responsabilidade imensa, não acham?

Para Perel, a chave para relacionamentos de qualquer espécie está em conversas de qualidade, que sejam francas, abertas, vulneráveis e baseadas na troca – que hoje é muito ameaçada pela cortina da tecnologia. Ela terminou com uma frase que resume bem esta conversa, que repito aqui em inglês pra manter o conteúdo fiel ao original: “Relationships are our stories. Write them well, and edit often”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link