Clicky

Utilizando Inteligência Artificial, revista Forbes cria Sr. Ric Brasil, um brasileiro corrupto e bilionário

Utilizando Inteligência Artificial, revista Forbes cria Sr. Ric Brasil, um brasileiro corrupto e bilionário

O maior corrupto brasileiro seria dono da oitava maior fortuna do mundo

por Soraia Alves

Se todo o dinheiro da corrupção brasileira fosse para as mãos de uma única pessoa, ela seria dona da oitava maior fortuna do mundo, de acordo com a Lista dos Bilionários Forbes de 2018.

Essa é a conclusão que a própria revista Forbes chegou ao analisar dados mencionados por profissionais que trabalham na Operação Lava Jato e publicados na imprensa, e que informam que os recursos perdidos em esquemas de corrupção no país somam em torno de R$ 200 bilhões (US$ 61 bilhões) por ano.

Com o objetivo de chamar a atenção dos brasileiros para o problema que é a corrupção, e ajudar a combatê-la, a Forbes Brasil e parceria com a agência Ogilvy e a empresa de tecnologia Nexo criaram, por meio de uma ferramenta de Inteligência Artificial, o que seria a “cara” da corrupção brasileira.

Além do rosto, com todos os traços físicos, foram criadas características de personalidade desse homem, que recebeu o nome de Sr. Ric Brasil, um anagrama de Rica Corrupção do Brasil.

O projeto para se chegar ao Sr. Rico Brasil começou há mais de oito meses com uma ampla pesquisa baseada principalmente em entrevistas e depoimentos de alguns dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato. Todo esse material (reportagens da imprensa brasileira, depoimentos, entrevistas, obras literárias) foi colocado no sistema e, com o cruzamento do conteúdo, a ferramenta de inteligência artificial conseguiu apontar o retrato do que considera o maior corrupto do Brasil.

O trabalho da campanha chamada “Ric Brasil” ainda está em andamento, com os últimos ajustes da ferramenta. A imprensa será capaz até mesmo de entrevistá-lo para saber detalhes sobre o homem mais “poderoso” do país.

A próxima revista Forbes Brasil com a Lista dos Bilionários chega às bancas a partir de 16 de abril.

Compartilhe: