Facebook convoca reunião de emergência para funcionários questionarem caso Cambridge Analytica

O Facebook agendou uma reunião de emergência para essa terça-feira, 20/03. A reunião é aberta a todos os funcionários da empresa, a fim de que eles façam perguntas e tirem suas dúvidas sobre o escândalo de privacidade de dados do Cambridge Analytica.

De acordo com um convite interno que o site The Verge teve acesso, a reunião será liderada por Paul Grewal, principal advogado geral da empresa. A ideia é explicar os antecedentes do caso, que envolve perfis de até 50 milhões de usuários usados pela Cambridge Analytica como parte de suas “estratégias” de segmentação de anúncios durante as eleições de 2016.

A reunião representa a primeira vez que um grande grupo de funcionários terá a oportunidade de questionar a liderança da empresa pessoalmente e ao vivo – haverá transmissão para funcionários remotos em todo o mundo.

A medida também antecede a reunião semanal na sexta-feira, que conta com a presença e discurso de Mark Zuckerberg, que vem enfrentando críticas internas e externas por permanecer em silêncio sobre as revelações de Cambridge Analytica.

O caso Cambridge Analytica

A Cambridge Analytica é uma empresa que trabalha com análise de dados e comunicação estratégica para direcionar propagandas de marcas ou campanhas eleitorais ao público. Entre seus trabalhos mais importantes estão, por exemplo, as campanhas pró-Brexit, no Reino Unido, e da presidência de Donald Trump, nos Estados Unidos.

No último sábado, 17/03, relatórios publicados pelos jornais New York Times e The Guardian revelaram um esquema de coleta, venda e uso indevido de dados de perfis no Facebook de, aproximadamente, 50 milhões de americanos a fim de direcionar campanhas de votos a Trump.

As informações vieram à tona com o depoimento de um ex-funcionário da empresa, Christopher Wylie. Segundo ele, a Cambridge Analytica e suas “psyops” (operações psicológicas) usou de estratégias não persuasivas, mas sim de domínio informacional, utilizando, por exemplo, recursos como as fake news para moldar (e mudar) a opinião dos eleitores durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos.

A Cambridge Analytica se associou à empresa Global Science Research, de Aleksandr Kogan, um pesquisador do departamento de psicologia da Universidade de Cambridge, que desenvolveu um método de conseguir informações pessoais dos usuários do Facebook através de questionários.

O funcionamento do questionário não era diferente do que estamos acostumados com testes e brincadeiras que pedem para logar com o Facebook, porém, ao fazer isso, o usuário dava acesso ao seu perfil pessoal no Facebook, com histórico de curtidas e informações pessoais de toda a sua rede de amigos.

Em entrevista ao The Guardian, Wylie afirmou que o experimento foi extremamente antiético e que eles “quebraram o Facebook”. 

Depois de todas essas revelações, as ações do Facebook chegaram a cair 8,1%. A empresa de Mark Zuckerberg negou que os dados tenham sido roubados de sua base de dados, e que removeram o aplicativo assim que souberam que havia qualquer tipo de violação nele, em 2015.

Em um comunicado publicado na última segunda-feira, 19/03, o Facebook diz ter contratado um especialista para fazer um auditoria na Cambridge Analytica para assegurar que os dados realmente foram excluídos.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

8 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

16 horas Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 dia Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

1 dia Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

1 dia Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

2 dias Atrás