Tech

Alexa vai ajudar crianças a montar e contar histórias com LEGOs

Criado à partir do feedback dado pelos pais à marca de brinquedos, projeto busca proporcionar o aprendizado de habilidades cognitivas e sociais aos pequenos

por Pedro Strazza

A Amazon lançou hoje uma nova função para a Alexa que proporciona às crianças a experiência de montar LEGOs dentro de uma história interativa. Intitulado LEGO Duplo Stories, o projeto possui uma seleção de histórias sonoras que guia os pequenos junto dos pais a construírem estruturas com os blocos da seção mais infantil da marca, o Duplo, e está disponível para aparelhos como o Amazon Echo e o Echo Dot.

O funcionamento do LEGO Duplo Stories é simples. Após o usuário abrir o programa com um simples comando de “Alexa, abra LEGO Duplo Stories” (ou a versão em inglês, “Alexa, open LEGO Duplo Stories”), ele começa a contar uma história ambientada em um dos dez temas existentes nos diferentes sets da marca, que variam de temas rurais envolvendo animais como vacas, coelhos e gatos até cenários urbanos com transportes que vão de carros a aviões. O projeto funciona mesmo se os pais não tiverem todas as peças necessárias de LEGO para interagir; basta apenas seguir ouvindo a história e respondendo os comandos quando pedidos.

De acordo com a LEGO, o Duplo Stories foi desenvolvido à partir do feedback dos pais para desenvolver principalmente as habilidades cognitivas e sociais das crianças, mas também prevê o aprendizado de cores, interpretação de papéis, escolha de direções e identificação de personagens e objetos. “A voz é uma ferramenta muito poderosa na hora de brincar e é uma das maneiras mais humanas para se interagir. Antes mesmo de nós aprendermos a escrever, ler ou controlar um aparelho, nós ouvimos e falamos.” declarou James Poulter, chefe de plataformas emergentes e parcerias da marca na ocasião do anúncio do projeto.

Como o LEGO Duplo, o projeto é direcionado para crianças com idades entre 2 e 5 anos.