Google vai expandir cursos de programação para todas as 120 mil bibliotecas dos Estados Unidos

Ideia é equipar bibliotecas públicas do país e preparar funcionários para incentivar o interesse das crianças por Ciências da Computação

por Soraia Alves

O Google em parceria com a American Library Association está expandindo seu projeto Grow with Google para todas as bibliotecas dos Estados Unidos. Com a ampliação do programa Libraries Ready to Code, as bibliotecas contarão com um curso online para ensinar programação às crianças.

O projeto começou em junho passado, com programas pilotos em 30 bibliotecas nos Estados Unidos. A ideia era equipar as bibliotecas públicas do país e preparar os funcionários para incentivarem crianças das comunidades locais a se interessarem por Ciências da Computação. Agora, porém, o projeto chega às mais de 120 mil bibliotecas existentes no país, com a liberdade para que cada biblioteca escolha os programas e atividades mais relevantes para suas comunidades.

A partir de janeiro, os workshops do Grow With Google estarão disponíveis em bibliotecas dos 50 estados do país, a fim de ensinar habilidades digitais que podem estimular o interesse das crianças em seguir a carreira de TI. A empresa também anunciou um investimento de US$ 1 milhão na American Library Association para criar a base de um fundo que ficará disponível para as bibliotecas locais, que poderão acessá-lo para desenvolver projetos de ensino tecnológico em suas comunidades.

Para começar os trabalhos, um grupo de 250 bibliotecas receberão financiamento para apoiar atividades de programação durante a Semana de Educação da Ciência da Computação, que acontece entre os dias 3 e 9 de dezembro.

Compartilhe: