Braincast 297 - Como o Spotify Abriu Nossos Horizontes Musicais • B9
Logo - Braincast

Como o Spotify Abriu Nossos Horizontes Musicais

Braincast #297

Ouvir Como o Spotify Abriu Nossos Horizontes Musicais no Spotify
Ouvir Como o Spotify Abriu Nossos Horizontes Musicais no Google Podcasts
Ouvir Como o Spotify Abriu Nossos Horizontes Musicais no Apple Podcasts
Ouvir Como o Spotify Abriu Nossos Horizontes Musicais no Pocket Casts
Capa - Como o Spotify Abriu Nossos Horizontes Musicais

A vida na era do universo musical ao alcance de um clique

Um recente estudo da Stanford Graduate School of Business afirma que a introdução do streaming só potencializou as oportunidades de descoberta musicais por parte do público. Um dos autores do texto, o professor e pesquisador Bart J. Bronnenberg afirma que a suposta liberdade oferecida por serviços de assinatura como o Spotify e o Apple Music não só permitiram que a exploração de gêneros e artistas de diferentes origens e formações fosse barateada em relação ao que era oferecido pelo mercado de CDs e o iTunes até alguns anos atrás, mas também pulverizasse a chamada dominância do mercado: segundo os dados coletados pelo grupo de pesquisa em um teste, o consumo de superestrelas cairia até 7 porcentuais ao sair do modelo tradicional e abraçar o streaming.

A parte mais surpreendente do estudo, porém, é que mesmo depois de introduzidos ao streaming os indivíduos submetidos ao experimento continuavam a explorar as plataformas de streaming em busca de novas faixas ao invés de se restringir ao grupo inicial de músicas e canções escolhidas.

Mas a questão é: como isso funciona na prática? Como é viver nesta área onde toda e qualquer música está efetivamente ao alcance de um clique? Nós estamos diversificando nossos gostos ou apenas os aprofundando em nichos cada vez maiores?

No Braincast 297, Carlos Merigo, Cris Dias, Ju Wallauer, Marko Mello e Oga Mendonça discutem se o advento dos streamings de música realmente facilitou o ato de descoberta de novos artistas, gêneros e obras deste mundo tão amado.

> OUÇA através do player abaixo ou pelo SPOTIFY:

Download | iTunes | Android | Feed | Deezer | Spotify

Assine o Braincast pelo PicPay e receba conteúdo exclusivo!

Assinando o Braincast pelo PicPay você pode ganhar até 10 reais de cashback na hora!

O PicPay é “canivete suíço dos pagamentos. Super fácil de usar e serve pra muitas outras coisas além de se tornar assinante do Braincast. Você consegue pagar estacionamento, metro, boleto, dividir conta com os amigos. Pode também, por exemplo, pagar o Steam com ele e comprar um monte dos jogos que a gente indica no Qual É a Boa.

Se você também produz conteúdo e precisa de uma plataforma de pagamentos recorrentes, o PicPay também resolve: assinaturas.picpay.com

Em parceria com o PicPay, estamos oferecendo novos planos de assinatura! Incluindo conteúdo exclusivo para quem faz parte da Braincasteria Gourmet.

Faça download do app para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast

Críticas, comentários, sugestões para [email protected] ou nos comentários desse post.

> Edição: Caio Corraini
> Sound Design: Caco Teixeira
> Arte da Capa:  Johnny Brito
> Produção: Beatriz Fiorotto

Qual é a boa?

Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br.