Clicky

Rio de Janeiro ganha patinetes elétricos no mesmo formato de bicicletas compartilhadas

Rio de Janeiro ganha patinetes elétricos no mesmo formato de bicicletas compartilhadas

Iniciativa da Tembici patrocinada pela Petrobras chega à cidade de forma faseada a partir do início de dezembro

por Soraia Alves

A Tembici, empresa de compartilhamento de bicicletas da América Latina, está trazendo para o Brasil a partir do dia 3 de dezembro com patrocínio da Petrobras Distribuidora seu serviço de patinetes elétricos que leva o nome de Patinete Petrobras.

A iniciativa, que será lançada em primeira mão no Rio de Janeiro, é o maior projeto do tipo no Brasil, com 500 modelos sendo colocados até janeiro nas ruas cariocas.

Inicialmente, os patinetes funcionarão com sistema de estações, devendo ser retirados e devolvidos em pontos específicos. Os pontos estarão espalhados pela cidade com uma identificação visual, e  também serão localizáveis pelo aplicativo do projeto.

As instalações das estações e a inclusão de patinetes no sistema acontecerão de forma faseada: para o início das operações, no dia 3, serão 100 patinetes em operação, que poderão ser retirados e devolvidos em uma das 5 estações. Até o dia 15 de dezembro, já serão 150 patinetes em 10 estações. E para o início do ano que vem, 300 patinetes estarão disponíveis em 20 estações. A frota completa, de 500 patinetes em 25 estações, estará operando até o final de janeiro de 2019.

Os pontos estão localizados na orla, do Leme ao Leblon, além do entorno da Lagoa. Algumas estações estarão nas ruas e outras em Postos Petrobras.

Segundo Tomás Martins, CEO da Tembici, os patinetes elétricos são uma tendência em micro mobilidade. “Nós acreditamos que o potencial é grande, por isso resolvemos iniciar já com muitas unidades”, conta.

Além de somar diversas características importantes para este tipo de transporte, como a concentração urbana, o clima, topografia e perfil de cariocas e turistas, o Rio de Janeiro já é conhecido para a Tembici, que opera o sistema de bicicletas compartilhadas na cidade.

Os patinetes possuem display de velocidade, guidão mais largo e prancha de pé maior, garantindo uma maior estabilidade, com carga máxima para 110 kg. A velocidade é limitada eletronicamente a 15 km/h, para garantir a segurança dos usuários. Os patinetes também são rastreados por GPS e possuem sistema de freio traseiro a disco.

Compartilhe: