Relatório da ONU mostra pela primeira vez que mais da metade da população mundial usa internet

Cerca de 3,9 bilhões de pessoas em todo mundo terão acesso à internet até o fim de 2018, algo que é correspondente a 51,2% da população mundial

por Soraia Alves

Um novo relatório da agência da ONU para informação e comunicação, a UIT, mostra que pela primeira vez na História mais da metade da população mundial usa internet. Segundo informações do documento, cerca de 3,9 bilhões de pessoas em todo mundo terão acesso à internet até o final de 2018, o correspondente a 51,2% da população mundial.

Até esse relatório, os números apontavam para 50% da população mundial conectada.

Nos países desenvolvido, 80,9% da população conecta-se à internet. Em 2005, o total era de 51,3%. Os chamados países em desenvolvimento também tiveram um crescimento importante no número de pessoas conectadas, passando de 7,7% em 2005 para 45,3% em 2018.

De acordo com Houlin Zhao, secretário geral da UIT, o resultado é significativo por representar “um importante passo rumo a uma sociedade de informação global mais inclusiva”, disse. Os dados ainda mostram que 96% da população mundial tem acesso às áreas com cobertura de rede de celular.

Ainda assim, o secretário alerta que ainda há muitas pessoas sem acesso à internet: “Temos que encorajar mais investimentos dos setores público e privado, criar um ambiente favorável à atração de investimentos e apoiar inovação tecnológica e de negócios, para que a revolução digital não deixe ninguém offline”.

Compartilhe: