Hyundai cria carro que destrava com impressão digital

Modelo foi apresentado na semana passada e conta com taxa de erro de 1 em cinquenta mil tentativas

por Matheus Fiore

A fabricante coreana Hyundai revelou um novo sistema de segurança que permitirá que os usuários de carros da marca destravem e liguem seus veículos apenas com a impressão digital. O primeiro modelo da marca a ter as novidades tecnológicas é o Santa Fe SUV 2019, que foi apresentado em um evento na China na última semana.

Com uma taxa de erro de 1 em 50.000 (a mesma taxa dos produtos da Apple que utilizam a tecnologia, por exemplo), o sistema de impressão digital aceitará identificação de múltiplos usuários, permitindo que diversas pessoas tenham acesso ao mesmo veículo. A Hyundai anunciou também que seus novos modelos terão sensores para detectar movimentos no banco de trás do carro – ideal para monitorar comportamento de crianças pequenas, por exemplo –, além de reconhecimento de voz para comandos e carregador sem fio para celulares.

Um dos modelos da Tesla também já utilizou um smartphone – que destrava por impressão – como chave, mas é a primeira vez que uma montadora coloca a impressão como ferramenta direta de segurança e ignição de um veículo. 

Há anos as montadoras vêm trabalhando para criar novas formas de destravar o carro. Apesar de boa parte dos veículos comercializados no Brasil ainda dependerem de uma chave no formato clássico, é comum vermos veículos que dependam apenas do apertar de um botão. A impressão digital, porém, seria um novo passo, pois romperia com a necessidade de carregar um objeto que confere o poder de acessar o automóvel.

Compartilhe: