Shutterstock cria pôsteres inspirados em Jack Kirby e Andy Warhol para os indicados ao Oscar de Melhor Filme

O Shutterstock desde 2013 realiza anualmente o “Oscar Pop!”, ação que celebra a chegada de mais uma edição dos Academy Awards com recriações em pop art dos pôsteres dos filmes indicados à categoria de Melhor Filme. Diferentes designers são convidados pela empresa para o projeto, que escancara sua inspiração no famoso movimento artístico para ressaltar o quanto as produções eleitas pelos votantes da Academia se tornam parte do imaginário popular à partir da divulgação da lista.

Este ano não é diferente, ainda mais quando todos os oito filmes presentes no páreo principal da estatueta renderam grandes quantidades de bilheteria e o Oscar como um todo parece estar abraçando mais do que nunca o pop. Tal tendência é refletida na mão dos designers convidados pelo Shutterstock, que em 2019 foram buscar ideias nos trabalhos de gente do naipe de Andy Warhol e até mesmo do quadrinista Jack Kirby para conceber novas artes de divulgação das produções.

“As indicações deste ano permitiram que aumentássemos os nossos limites criativos” afirma o vice-presidente de criatividade da marca, Mike McCabe, sobre o “Oscar Pop!” 2019; “Cada filme tem um protagonista forte, que ilustramos usando recursos de design que refletem um estilo ou movimento artístico específico, elevando cada personagem ao reino das belas artes”.

Confira abaixo os oito pôsteres, com descrições dos próprios designers sobre o processo criativo por trás das artes:

“Bohemian Rhapsody”

O mais polêmico dos indicados a Melhor Filme este ano, a cinebiografia do Queen e de Freddie Mercury obviamente tinha que ganhar uma arte inspirada em Andy Warhol. De acordo com a autora Alice Lee, a obra do líder da pop art foi escolhido por ela para criar o pôster porque assim como ele o cantor também é conhecido por sua personalidade boêmia e sem remorsos e é celebrado como um dos grandes artistas da História.

“Infiltrado na Klan”

Para conceber a sua arte inspirada na nova “parada” de Spike Lee, Brenda Luu resolveu resgatar e usar como base o retrato do ex-presidente Barack Obama feito pelo artista Kehinde Wiley para uma grande homenagem ao diretor. As flores vistas no pôster, segundo ela, são a Costus spectabilis, a flor nacional da Nigéria e que representa as raízes africanas de Lee; a Rosa laevigata, a flor do estado da Georgia onde o cineasta nasceu; e a rosa que é conhecida como a flor do estado de Nova York, local que ele considera sua cidade natal.

“A Favorita”

O drama de época da vez da premiação ganhou nas mãos de Flo Lau um cartaz com clara inspiração no estilo de Roy Lichtenstein, cujas artes com padrões de quadrinhos dão vazão ao intenso jogo emocional por trás do filme dirigido por Yorgos Lanthimos. Lau também adotou da produção seus “temas em preto, branco e dourado” e incluiu os famigerados coelhos da rainha Ana no papel de parede do fundo.

“Green Book: O Guia”

Inspirada pelo estilo de Tony Fitzpatrick, a designer Rose-Ann Reynolds decidiu conceber a arte do filme de Peter Farrelly à partir de uma reunião visual de todos os elementos que definem a comédia estrelada por Viggo Mortensen e Mahershala Ali, desde o carro usado pelos dois durante a viagem e que ocupa posição central no cartaz até objetos como o mapa, as cartas escritas pelo motorista à esposa e o piano do músico que complementam o veículo.

“Nasce Uma Estrela”

Para ilustrar a quarta versão da clássica história de amor de Hollywood, Thanh Nguyen decidiu tomar como base o trabalho do britânico Richard Hamilton, cuja colagem “Just what is it that makes today’s homes so different, so appealing” foi uma das pedras fundamentais para o surgimento do movimento da pop art. As frases vistas no cartaz acima foram tiradas do roteiro do longa dirigido por Bradley Cooper, enquanto o rosto da “estrela” da vez, Lady Gaga, serve como centro do pôster.

“Pantera Negra”

Criado por Jac Castillo, o pôster do filme do Marvel Studios foi inspirado nos trabalhos do ilustrador Daniel Danger, que segundo ele sempre foram conhecidos por sua “iluminação atmosférica, paleta monocromática e linhas detalhadas”. “Com isso em mente, eu escolhi retratar a caverna onde crescem as ervas no formato de coração responsáveis pelos poderes do Pantera Negra” escreve o artista.

“Roma”

Embora seja “Pantera Negra” o indicado baseado em quadrinhos, o longa que ganhou uma versão baseada na mídia no “Oscar Pop!” em 2019 foi o “Roma” de Alfonso Cuarón. Tomando emprestado o estilo do lendário “rei” Jack Kirby, JC Moreno quis retratar a protagonista Cleo em uma posição afirmativa, em sua luta contra as ondas de destruição que “ameaçam derrubá-la” no filme ambientado no México dos anos 70.

“Vice”

Fechando a linha de pôsteres da Shutterstock este ano, a arte de Jennifer Forrest para a comédia de Adam McKay em cima da vida do ex-vice-presidente Dick Cheney tem como base as obras de Corita Kent, cujas tipografias sempre foram conhecidas por seu teor político. “Os temas que ela fazia referência em seu trabalho (pobreza, racismo, guerra e justiça social) possuem paralelos muito próximos com os retratados pelo filme” escreve a designer sobre a arte, que ainda toma emprestado umas das frases quotadas pela produção.

A 91° edição do Oscar acontece na noite do próximo domingo, dia 24 de fevereiro.

Share
Publicador por
Pedro Strazza @pedrosazevedo

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

4 horas Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

20 horas Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

21 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

24 horas Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

1 dia Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

NotCo lança alternativa vegetal para “Sopa de Tartaruga” em nova campanha

Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…

2 dias Atrás