Google homenageia os 30 anos do “www” protocolo que mudou a internet

Criado pelo cientista inglês Tim Berners-Lee, o World Wide Web revolucionou o mundo e até hoje nos permite acessar mais de 2 bilhões de sites online

por Soraia Alves

Há 30 anos, o cientista inglês Tim Berners-Lee criava um protocolo para ajudar os navegadores a acessarem informações existentes em páginas chamadas websites. Esse protocolo ficou conhecido como World Wide Web, o www que proporcionou o primeiro acesso à internet para muitas pessoas, e que recebe a homenagem do Google neste dia.

Como o próprio Google ressalta, não podemos confundir web e internet: A internet já existia, surgida nos anos 1960, antes do www, com interfaces apenas para troca de mensagens ou contendo textos para leitura. Mas foram os chamados servidores web que ajudaram na popularização da internet tal como a conhecemos hoje e, inclusive, onde ainda se encontra boa parte de tudo o que há na rede mundial de computadores.

Apesar da ideia ter sido apresentada pela primeira vez no início de 1989, com a publicação do documento “Information Management: A Proposal”, foi só em 1991 que Tim dois anos conseguiu a liberação de seus chefes para colocar no ar os primeiros servidores web.

Em seu texto sobre o doodle de hoje, o Google ressalta que a web revolucionou o mundo: “Hoje, há quase 2 bilhões de sites online. Quer os utilize para email, tarefas de casa, jogos ou ver vídeos de animais fofinhos, é provável que você não consiga imaginar a vida sem a web”, ressalta a empresa.

É verdade que os smartphones protagonizam agora uma nova revolução, trazendo uma nova forma de acesso às informações através dos aplicativos, que não utilizam do www, mesmo muitas vezes tendo conexões com a web.

Ainda assim, a web não se vê ameaçada, principalmente pelo gigantesco volume de dados e informações registrados em bilhões de sites.

Compartilhe: