Tesla anuncia o lançamento do Model Y, sua versão elétrica de um SUV compacto

A ser lançado em 2020 e vendido ao preço inicial de $47.000, veículo é uma variação “encorpada” do Model 3 divulgado há três anos

por Pedro Strazza

Em evento apresentado pelo próprio Elon Musk em Los Angeles na noite de ontem (14), a Tesla anunciou o lançamento do Model Y, seu novo modelo de carro que é uma versão compacta de um SUV. O veículo será vendido à partir do ano que vem pela “bagatela” de 47 mil dólares.

O evento desapontou um pouco os fãs da marca porque o Model Y não deixa de ser uma leve variação “encorpada” do Model 3, veículo apresentado pelo mesmo Musk há três anos que é o “Sedan” da empresa. Embora grande, o carro elétrico consegue ir de 0 a 95 quilômetros por hora em apenas 3,5 segundos, algo que o CEO definiu como tendo “a funcionalidade de um SUV, mas que corre como um carro esportivo”.

Na parte interior o Model Y é também bastante similar ao 3, ainda que carregue suas particularidades. Junto do espaço para 7 pessoas (uma opção que ficará disponível apenas em 2021), o carro conta com uma tela touchscreen de 15 polegadas e um teto solar panorâmico. Musk afirma que o modelo é “feature complete” (isto é, feito completamente de acessórios) e em algum momento contará com a opção de direção autônoma, ainda que esta noção de “quando” tenha ficado em aberto no evento.

Além da versão padrão, o novo veículo terá uma versão com dois motores e tração nas quatro rodas ao preço de 51 mil dólares e uma “versão de performance” a 60 mil. Haverá também uma versão econômica, mas segundo a Tesla ela deve chegar apenas em 2021 ao mercado.

Compartilhe: