Google apresenta primeiro Doodle com inteligência artificial em homenagem a Bach

Doodle que vai ao ar amanhã usa o aprendizado de máquina para harmonizar melodias personalizadas no estilo musical de Bach

por Soraia Alves

Amanhã, 21/03 poderemos ver o primeiro Doodle do Google desenvolvido com inteligência artificial. Feito em parceria com as equipes do Google Magenta e do Google PAIR, o Doodle celebra o renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach, e traz uma experiência interativa que incentiva os usuários a compor uma melodia.

Ao pressionar um botão, o Doodle usa o aprendizado de máquina para harmonizar a melodia personalizada no estilo musical de Bach (ou um Bach em estilo híbrido de rock dos anos 80, se você encontrar um easter egg especial).

Para o desenvolvimento do projeto, o primeiro passo foi a criação de um modelo de aprendizado de máquina para potencializá-lo, desenvolvido por Anna Huang, responsável pela criação do Coconet, um modelo versátil que pode ser usado em diferentes tarefas musicais, como harmonizar melodias ou compor a partir do zero.

O Coconet foi treinado em 306 das harmonizações de coral de Bach, que sempre têm quatro vozes, cada uma carregando sua própria linha melódica.

Em seguida, o time do Google PAIR usou o TensorFlow.js para permitir que o aprendizado de máquina acontecesse inteiramente dentro do navegador web. Para casos em que o computador ou dispositivo de alguém pode não ser rápido o suficiente para executar o TensorFlow.js, o Doodle também é fornecido com as novas unidades de processamento Tensor do Google.

O Doodle é uma homenagem à data de nascimento de Bach, 21 de março de 1685. Conhecido como um organista excepcional durante sua vida, Bach também entendeu como construir e reparar os complexos mecanismos internos de órgãos de tubos, que são representados no Doodle interativo.

Compartilhe: