Em manifestação contra discriminação racial, mestres do xadrez quebram regra fundamental do jogo

É um fato (ou pelo menos esperamos que seja…) que a esmagadora maioria das pessoas hoje é contra o racismo, mas ainda se faz necessário reiterar que qualquer tipo de discriminação racial é um crime. A UNESCO sabe muito bem disso, e vem promovendo nos últimos tempos sua Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis exatamente para reforçar a prática de medidas que promovam a inclusão de minorias étnicas para quem sabe eliminar de vez a questão em algum momento no futuro.

Isso passa pelo mundo dos esportes, claro, incluindo o xadrez que em tempos recentes serviu de base para uma nova campanha publicitária da organização. Desenvolvida pela BBDO Dusseldorf, a UNESCO colocou o atual campeão mundial da modalidade Magnus Carlsen e o mestre enxadrista Anish Giri para disputar uma típica partida do jogo, mas com uma mudança essencial: ao invés das peças brancas, são as pretas que tem o direito ao primeiro movimento. Confira a ideia no comercial acima.

A ideia por trás da ação, que foi lançada no último Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial (vulgo 21 de março) com o título #MoveForEquality, é promover a consciência de que o fim do preconceito racial vem acima de tudo da mudança da mentalidade das pessoas, que quase sempre se mantém ao “já estabelecido” para justificar certas práticas, incluindo as que envolvem racismo.

Além do vídeo e um site (que você pode acessar aqui), o #MoveForEquality também conta com uma atividade no site chess24.com onde Carlsen e Giri convidam as pessoas a jogar xadrez online com a quebra de regra incluída.

Share
Publicador por
Pedro Strazza @pedrosazevedo

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

4 horas Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

20 horas Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

21 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

24 horas Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

1 dia Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

NotCo lança alternativa vegetal para “Sopa de Tartaruga” em nova campanha

Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…

2 dias Atrás