Em seu primeiro fim de semana, “Vingadores: Ultimato” cruza a barreira do 1 bilhão de dólares na bilheteria

Filme do Marvel Studios já arrecadou 1,2 bilhão de dólares, pulverizando recordes ao redor de todo o globo para se tornar a produção mais rápida da História a passar a marca

por Pedro Strazza

O que começou como algo impensável já tinha virado probabilidade, mas agora se confirmou de vez: “Vingadores: Ultimato” se tornou o primeiro filme a passar a barreira do primeiro bilhão de dólares na bilheteria em seu fim de semana de estreia. De acordo com a Variety, o longa do Marvel Studios já acumulou 1,2 bilhão de dólares ao redor do mundo, pulverizando todo tipo de recorde no caminho.

Oficialmente, o capítulo final da saga dos maiores heróis da Marvel demorou cinco dias para conseguir o feito, depois de ter sido lançado oficialmente na maioria dos países na última sexta-feira, dia 26 de abril – o recordista anterior, justo seu antecessor “Vingadores: Guerra Infinita”.

Um dos maiores responsáveis pelo feito logicamente foi a China, que contou com uma estreia antecipada e vem exibindo o filme desde a última terça-feira, 23 de abril. Até o momento, o país asiático forneceu inacreditáveis cerca de 329 milhões de dólares à receita total do longa, o que tornou “Ultimato” a maior estreia da História no território mesmo antes do lançamento mundial.

O filme também ganhou bastante força nos Estados Unidos, onde já soma 350 milhões de dólares. O mais impressionante, porém, é que de acordo com o Hollywood Reporter “Ultimato” também gerou o fim de semana mais lucrativo da História do país, tendo junto dos outros filmes em cartaz gerado uma bilheteria total de 397 milhões de dólares. Para se ter uma ideia do impacto, o fim de semana detentor do recorde até então era de 314 milhões de dólares, um número cujos analistas mantinham como “limite” de lucros no circuito de cinemas estadunidense.

A marca Imax também anunciou que a produção bateu o recorde de arrecadação nestas salas, cuja bilheteria de 91,5 milhões de dólares foi 92% maior que a de “O Despertar da Força”, até então dono da maior arrecadação na rede. O filme foi a maior estreia da História das salas Imax.

A grande questão agora é se o filme é capaz de manter a curva minimamente conservada para chegar ao topo do ranking das maiores bilheterias da História. O caminho é mais árduo agora, dado não só que o atual líder “Avatar” acumulou 2,78 bilhões de dólares nas bilheterias globais e que o quarto “Vingadores” pode sofrer uma queda bastante brusca de arrecadação nas próximas semanas – mas se o recorde do bilhão era até então impossível de se alcançar…

Compartilhe: