Curso de jornalismo de dados do New York Times é disponibilizado de graça ao público • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Curso de jornalismo de dados do New York Times é disponibilizado de graça ao público

Materiais incluem o aprendizado básico sobre manuseio de planilhas e os pilares da ética no jornalismo de dados

por Pedro Strazza

O New York Times já há algum tempo mantém ativo um curso de codificação para sua equipe de jornalismo, numa forma produtiva de capacitar seus jornalistas para a produção de matérias e conteúdos sempre refinados. Agora, porém, o jornal resolveu tomar um passo extra em prol do coletivo profissional e disponibilizou todo o curso de forma gratuita na rede, permitindo que qualquer um aprenda o básico do meio e se vire minimamente na hora de ajudar a construir um mundo melhor.

A medida foi anunciada numa matéria especial da página do Times no Medium, onde além de disponibilizar todo o currículo construído dentro da casa para os leitores (e colegas de ofício) a editora de narrativas digitais Lindsey Rogers Cook escreveu um pouco sobre o porquê do jornal ter decidido desenvolver o curso e, claro, permitir que todos o acessem. “Nós queríamos ajudar nossos repórteres a entender melhor os números que eles conseguem com fontes e o governo e passá-los as ferramentas necessárias para analisar os mesmos.” escreve a editora no artigo, que ainda acrescenta que “Nós também queríamos dar aos nossos repórteres as ferramentas e apoio necessários para incorporar os dados à correria diária das reportagens, indo além dos grandes e ambiciosos projetos”.

Cook também escreve que a ideia de disponibilizar o curso para o mundo veio da constatação de que a necessidade de compreender e escrever código não era apenas dos trabalhadores do jornal e sim de interesse comunitário global. “Mesmo em redações menores, há benefícios no longo prazo em ter tempo de ensinar alguém habilidades com dados. Mas pode ser difícil e ocupar muito tempo construir seus próprios materiais, especialmente se desenvolver programas de treinamento não é o seu único trabalho. Por isso, decidimos compartilhar nossos materiais na esperança de que professores, estudantes e jornalistas em outras publicações achem utilidade a isso”.

O curso do New York Times já formou mais de 60 jornalistas em habilidades básicas de planilhas, numa metodologia que engloba duas horas diárias de aulas durante três semanas. Entre outros temas, as aulas ensinam o básico de Google Docs e Sheets, questões éticas do jornalismo de dados e atalhos para a construção e análise de tabelas e planilhas.

Você pode acessar os materiais completos do curso de codificação do New York Times aqui.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro