Cannes Lions 2019: ex-CEO do Cambridge Analytica desiste de se apresentar no evento

NegóciosSocial Media

Cannes Lions 2019: ex-CEO do Cambridge Analytica desiste de se apresentar no evento

Fundador da agência que disparou escândalo de privacidade online no ano passado abandonou possibilidade de palestrar no evento após inúmeras críticas e programação de documentário sobre o caso

por Pedro Strazza

O fundador e ex-CEO do Cambridge Analytica Alexander Nix estava programado para palestrar no Cannes Lions deste ano na tarde de amanhã, 20 de junho, mas desistiu de última hora de aparecer no festival. O motivo? As inúmeras objeções e protestos que sua presença no evento despertou entre os presentes.

Segundo o Hollywood Reporter, o último “golpe” que levou a palestra de Nix à lona teria sido o anúncio feito em cima da hora da exibição especial do documentário “The Great Hack” no mesmo dia (e pouco depois de sua apresentação) no evento. Distribuído pela Netflix, o filme dos diretores Karim Amer e Jehane Noujaim trata justamente do escândalo em torno da utilização imprópria de dados de milhões de usuários do Facebook pelo Cambridge Analytica no ano passado, cujas ligações com prováveis manipulações nas eleições presidenciais estadunidenses de 2016 despertaram todo um imenso debate (e crise para a rede social de Mark Zuckerberg) sobre a privacidade de informações do público na era digital.

A presença do fundador da agência, porém, já vinha despertando desconforto entre o público do evento desde o início da semana. Além de muitos criticarem o festival e o Financial Times por programar a palestra em vista do nível de atenção que o Cannes Lions gera em termos de mídia, um vencedor anterior dos GPs da premiação chegou a se pronunciar anonimamente afirmando que cortaria seu prêmio ao meio e o devolveria à organização em protesto caso o debate fosse realizado.

A desistência de Nix também acontece poucas horas depois de Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook, se apresentar no Cannes Lions e reiterar a culpabilidade da rede social no caso. “Nós erramos, todo mundo errou e isso é nossa culpa.” ela chegou a declarar no palco do evento.