Este jogo vai te enlouquecer com o péssimo design

“User Inyerface” foi criado para brincar com todas as péssimas práticas do mercado de construção de sites e redes sociais

por Pedro Strazza

Toda vez que uma rede social gigante como o Facebook ou o Twitter resolve mudar seu layout, não demora muito para aparecer uma horda de pessoas reclamando do novo design do site. É uma reação normal que no geral se resolve sozinha (até porque com a exceção de alguns casos drásticos é tudo parte do desconforto em ter que se readaptar à plataforma), mas que desperta um questionamento interessante: o que aconteceria se uma dessas redes de uma hora para outra realmente optasse por um redesign pavoroso, capaz de dificultar a vida do seu usuário ao extremo?

Esta ideia em parte é o que levou a Baggar, uma agência belga de produtos IoT, a criar um jogo em forma de site chamado “User Inyerface” (cujo nome é um trocadilho pra lá de infame com “user interface”), que é basicamente a materialização do pior pesadelo de um designer. A publicação é como se um profissional do nível “Design is my passion” ganhasse milhões para fazer o pior layout possível para uma rede social, cabendo a você, usuário, lutar para conseguir se inscrever na nova plataforma.

Como a home descreve de forma irônica, o projeto foi concebido exatamente para apontar práticas bastante toscas do design de sites e plataformas, materializando-as de uma só vez no processo de cadastro da rede. E o sofrimento já começa na página inicial acima, que complica a sua vida confundindo a localização de onde é para clicar para “ir para a próxima página”: são pelo menos três sinais falsos de onde iniciar a inscrição, sendo que nenhuma delas é a verdadeira – se você não sacou, é pra você clicar no “HERE” logo depois do “click” sublinhado.

A partir daí não vale a pena revelar mais informações do site para não estragar a surpresa, mas tem todo tipo de interface desastrosa: pedidos de e-mail desnecessariamente complexos, barras para selecionar idade seguidos de pedido de data de nascimento, abas de cookies com botões misturados… um horror, mas que por incrível que pareça vale a diversão (?).

Você pode acessar e brincar com o “User Inyerface” aqui.

Compartilhe: