Gravação original do pouso da Apollo 11 é vendida por US$ 1,8 milhão

As fitas de vídeo originais do primeiro pouso do Homem na Lua foram vendidas em um leilão, pelo valor de US$ 1,8 milhão. A Sotheby’s, empresa de leilões que realizou a venda, descreve o material como “as primeiras imagens de vídeo sobreviventes e mais precisas dos primeiros passos do homem na Lua”.

A fitas são oferecidas de forma original e inalterada, de acordo com a empresa –“sem restrições, sem contraste e sem remasterização”.

A Sotheby’s tweetou um vídeo que mostra um pouco do conteúdo das fitas.

As imagens originais do pouso da Apollo 11 foram gravadas por duas câmeras – uma Hasselblad e uma câmera de televisão especialmente adaptada da Westinghouse, montada na escotilha do Módulo Lunar para capturar os primeiros passos de Neil Armstrong na lua.

A câmera da Westinghouse foi removida e posteriormente colocada em um tripé na superfície para registrar também as atividades dos astronautas. São as filmagens desta câmera que foram transmitidas para o Parkes Observatory, na Austrália, de onde foram enviadas para a base da NASA em Houston e, finalmente, para televisões em todo o mundo.

A NASA chegou a procurar as fitas originais durante suas preparações para a comemoração do 40º aniversário do pouso na lua, mas, infelizmente, as fitas já haviam sido gravadas com outros projetos. Havia um conjunto restante na forma de fitas Ampex usadas quando Houston recebeu o sinal de transmissão da Austrália.

Essas sobreviventes passaram por uma verdadeira saga, vindo da coleção de Gary George, um estagiário do Centro Espacial Johnson, da NASA, em 1973.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

8 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

16 horas Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 dia Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

1 dia Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

2 dias Atrás