O famoso teaser do 1° filme do Homem-Aranha enfim voltou à internet (e em 4K!) • B9

O famoso teaser do 1° filme do Homem-Aranha enfim voltou à internet (e em 4K!)

Material foi tirado de circulação na época por sua ligação com o World Trade Center e desde então só podia ser assistido em baixa qualidade

por Pedro Strazza

Há pouco mais de 18 anos, em meados de 2001, a Sony Pictures e a Columbia Pictures lançavam nos cinemas a primeira prévia do primeiro filme do Homem-Aranha. Era uma época muito diferente da de hoje: a internet ainda não era um colosso capaz de ditar a realidade, trailers saíam com exclusividade nas telonas e, claro, o amigão da vizinhança sequer tinha filme para chamar de seu – pra não dizer oito, incluindo um bilionário.

O teaser foi um estouro. Em pouco menos de dois minutos, o vídeo mostrava um assalto ao banco sendo frustrado pelo herói, que aparecia de relance nos últimos segundos fazendo todo tipo de acrobacia espetacular ao som de uma trilha sonora pra lá de empolgante. Era algo que mostrava todo o potencial do filme de Sam Raimi, ressaltando a íntima ligação do personagem com sua cidade natal, Nova York a partir das Torres Gêmeas, que tinham um papel vital nos atos do personagem no trailer pra impedir o roubo dos meliantes.

Foi justo por conta do World Trade Center, porém, que a peça seria retirada de circulação pela Columbia, um ato que aconteceria em decorrência óbvia da tragédia que aconteceria nas torres durante o dia 11 de setembro. Depois do atentado que derrubou os edifícios, o trailer nunca mais viu a luz do dia, sendo excluído por completo do planejamento da campanha de divulgação do filme junto de um pôster que mostrava os prédios refletidos na lente do herói vivido por Tobey Maguire.

Quem buscou manter a memória da prévia durante todos estes anos foi a internet, é claro, mas este esforço sempre ocorreu em condições de baixa qualidade de sempre. Quase todo vídeo com o material era um registro pirateado que não faziam jus à grandeza do trailer, tornando impossível que novas gerações recebessem o impacto da peça tal qual ela fora concebida.

Isso, pelo menos, até hoje. Na tarde de ontem, 31 de julho, o canal de YouTube Yoshi Killer2S publicou na plataforma um vídeo que não só é um escaneamento digital da película 35 mm original da prévia, mas também uma restauração em 4K e com correção de cor do material. Pela primeira vez desde seu lançamento, o teaser está de novo disponível ao público com a melhor qualidade possível – e você pode conferi-lo acima.

Assistir a prévia é uma experiência intrigante. Não apenas porque o mundo mudou radicalmente desde então e os super-heróis se tornaram o mainstream a ponto de ocupar o posto de maior bilheteria de todos os tempos, mas porque a experiência prometida (e promovida) pelo trailer de “Homem-Aranha” era deveras mais simples que todo o malabarismo comercial que se faz hoje em torno de cada super-produção do gênero. Para o começo dos anos 2000, ver um super-herói tecendo uma teia gigante para impedir que vilões triunfassem e se balançando pela cidade era o suficiente para encantar as pessoas e levá-las ao cinema – e isso é um charme e tanto.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link