IA usada para criar âncoras chineses não-humanos vai recriar voz de autores falecidos

Em 2018, a empresa Sogou, desenvolvedora de um popular mecanismo de pesquisa que equivale ao Google chinês, anunciou a criação de âncoras de telejornalismo inteiramente feitos com inteligência artificial. Na época, a justificativa utilizada foi redução de custos, já que um âncora artificial pode trabalhar por 24 horas por dia sem maiores gastos se não o planejamento do jornal e a programação do sistema. Conduzido pela agência estatal de comunicação, o projeto foi posto em prática e hoje já é responsável por influenciar novos experimentos.

Agora, porém, a Sogou está dando novos passos no uso da tecnologia para criar experiência e interação humana. Escritores falecidos terão suas vozes recriadas com uso de inteligência artificial para que possam narrar as versões em audio de suas obras, os famosos audiobooks.

A tecnologia já é capaz de transformar obras literárias em audiobooks com rapidez, mas o problema é que a grande maioria do público prefere consumir tais obras com narração dos próprios autores ou de vozes famosas, como artistas ou figuras públicas relevantes.

Os âncoras desenvolvidos pela Sogou já são utilizados na China pela agência estatal Xinhua. Apesar de ser uma reconstrução muito fiel à aparência humana, acaba ficando óbvio para o espectador que trata-se de uma cópia, e não uma pessoa de verdade. Tal diferença levanta uma interessante questão sobre a criação dos “narradores artificiais”: a novidade será capaz de funcionar assim como a voz de uma celebridade ou do próprio autor, ou será apenas uma forma de atenuar o estranhamento de uma voz mecânica e, com isso, permitir que as empresas continuem investindo na adaptação automática?

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Criatividade

Coca-Cola abraça a arte de rua em campanha global com “logos não autorizados”

A Coca-Cola decidiu inverter o script sobre a proteção da marca e lançou uma campanha global celebrando as versões de…

44 minutos Atrás
  • Criatividade

“Little Boxes”: Mercado Livre comemora 25 anos com campanha em toda América Latina

Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…

3 dias Atrás
  • Criatividade

“Meu Sorriso é Meu Superpoder”: nova campanha de Colgate destaca jovens orgulhosos do seu diastema

Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…

3 dias Atrás
  • Social Media

TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…

3 dias Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coke Studio: Coca-Cola oferece experiência tecnológica e interativa no Lollapalooza Brasil 2024

Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…

1 semana Atrás