Cientistas alertam sobre perigos de implantar chip de inteligência artificial no cérebro

No mês passado, Elon Musk anunciou estar trabalhando no desenvolvimento de chips com inteligência artificial que, entre outras funções, ajudaria na recuperação de pessoas com lesões físicas e motoras. O projeto criado pela Neuralink, startup de neurotecnologia de Musk, foca em conectar o cérebro das pessoas a smartphones e computadores através do chip, e assim explorar as possibilidades do feito.

Mas, a ideia pode ser menos vantajosa do que parece. De acordo com a psicóloga cognitiva Susan Schneider, em um editorial para o Financial Times, o projeto pode significar um “suicídio para a mente humana”. Embora Schneider diga que a inteligência cerebral poderia ser aumentada com chips, “haverá um ponto em que você terminará sua vida”.

Para Schneider, os aprimoramentos baseados em IA poderiam ser usados ​​para suplementar a atividade neural, mas se eles substituírem o funcionamento normal do tecido neural, em algum momento eles podem acabar com a vida de uma pessoa: “A preocupação com uma fusão geral com a IA, no sentido mais radical que Musk prevê, é que o cérebro humano seja diminuído ou destruído”, explica.

A especialista ainda afirma que “o ‘eu’ pode depender do cérebro e se a sobrevivência do eu ao longo do tempo requer que haja algum tipo de continuidade em nossas vidas – uma continuidade de memória e traços de personalidade – mudanças radicais podem quebrar a continuidade necessária”.

A questão também é filosófica, entrando no questionamento sobre “qual é a natureza do eu ou da mente?”. Enquanto isso, Elon Musk não é o único a apostar nessa ideia de cérebro conectado. Ray Kurzweil, diretor de engenharia do Google, também já afirmou que espera que até 2045, nosso cérebro esteja funcionando como a tecnologia em nuvem.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

19 horas Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

3 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

5 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

6 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

6 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

6 dias Atrás