Nepal bane plásticos descartáveis do monte Everest

A jornada para escalar o monte Everest é uma das grandes atrações turísticas do mundo. Afinal, trata-se apenas da montanha mais alta do planeta, com um pico que está a quase 9 quilômetros acima do nível do mar. Mas como todo ponto turístico, o monte Everest atrai também as pessoas com os mais diferentes hábitos e formas de lidar com a natureza, o que gera… problemas.

Em apenas uma expedição, por exemplo, agentes do governo do Nepal removeram mais de 11 toneladas de lixo do Everest. A maior parte desse lixo é oriunda do uso de plásticos descartáveis, como garrafas de água que, ao ficarem vazias, são descartadas no caminho da trilha.

Para resolver a questão, a prefeitura de Khumbu Pasang Lhamu, cidade onde está localizado o Everest, tomou uma medida drástica, mas importante: a prefeitura proibiu a presença de plásticos descartáveis no monte.

A proibição passa a valer em janeiro de 2020 e inclui todos os tipos de plástico com exceção dos que possuem espessura inferior a 0,03 milímetros. O banimento, assim, vale para sacolas, garrafas, canudos, garrafas de água e muitas variedades de embalagens de alimentos, o que limitará bastante as opções de itens o que os visitantes poderão levar ao Everest.

De acordo com o The Hindu, o Nepal também está trabalhando em uma campanha chamada “Visit Nepal”, que será lançada no próximo ano e pretende atrair em torno de 2 milhões de turistas para a região. O banimento dos plásticos seria parte de um esforço do governo local para preservar o monte diante da chegada de tantos novos visitantes.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

12 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

20 horas Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

2 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

2 dias Atrás