Mascotes continuam ótimos para divulgar marcas, aponta estudo

Mascotes de marca podem ser vistos por alguns como algo do passado no frenético mundo da publicidade de hoje, mas a verdade é que aparentemente eles continuam proporcionando bons retornos às empresas que ainda se mostram dispostas a fazer um investimento do tipo. É o que diz, pelo menos, um novo estudo feito pela empresa de pesquisa de marketing global System1, que declara que as campanhas com mascotes dos últimos dois anos conseguiram um espaço 37% maior em relação as que optaram por não usar uma figura do tipo em suas peças.

Feito com base em dados obtidos entre 2017 e 2018 pelo Instituto de Praticantes de Publicidade, um órgão britânico que representa diversas agências de publicidade, a pesquisa também aponta que além de poder aumentar em 27% os ganhos do cliente, estas campanhas tem 50% a mais de chance de ressoar com maior firmeza entre os consumidores.

A questão, porém, é que o uso de mascotes está em baixa no mercado publicitário. Enquanto nos EUA só 4% das campanhas usaram mascotes em 2018, o corpo de ações publicitárias na base de dados da System1 caiu de 41% do total em 1992 para 12% em 2018.

Em uma declaração oficial sobre o estudo, o chefe de inovação da entidade Orlando Wood escreve que “usar personagens de forma repetida elicitam uma resposta emocional poderosa que pode ser reconhecida instantaneamente em qualquer lugar, tornando-os indispensáveis para a era digital”. Esta conclusão é acompanhada de uma outra pesquisa que a System1 conduziu junto da entidade de pesquisa também britânica Lumen, onde se descobriu que mascotes podem aumentar e ampliar o alcance de visibilidade de uma ação no contexto digital em até 50%.

Share
Publicador por
Pedro Strazza @pedrosazevedo

Recent Posts

  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

3 horas Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

2 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

5 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

5 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

6 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

6 dias Atrás