Netflix divulga primeiro trailer de “Dois Papas”, o novo filme de Fernando Meirelles

Estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, produção retrata o momento de transição do papado de Bento XVI para Francisco em 2013

por Pedro Strazza

Embora seja um dos cineastas contemporâneos mais cultuados pelos brasileiros por conta do sucesso estrondoso de “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles anda distante das telonas desde 2011, quando viu seu “360” ser recebido de frieza por aqui e lá fora. Mas depois de oito anos longe, o diretor enfim está de volta com filme novo na praça, logo um produzido pela Netflix com olho na briga por espaço na temporada de prêmios. Intitulado “Dois Papas”, a produção acaba de ganhar seu primeiro trailer, que você confere acima.

Estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, o longa serve como registro do momento de transição recente do papado no Vaticano, conforme o papa Bento XVI (Hopkins) abdicou do posto e deu lugar ao papa Francisco (Pryce) no fim de 2013. Além do fato chocante da renúncia, este momento marcou a história recente da Igreja Católica por conta da mudança de perfil radical inscrita na mudança de ocupante do cargo, conforme Francisco representava um setor mais progressista e avesso a certos conservadorismos da religião e Bento XVI era a síntese do extremo oposto.

Ainda que não tenha realizado um filme na cadeira de diretor desde o início desta década, os anos 10 na real foram bastante trabalhosos para Meirelles. Não apenas o cineasta foi um dos responsáveis pela cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, mas também esteve a frente como produtor de inúmeros projetos, incluindo as séries “Pico da Neblina” e “Cidades dos Homens” e os filmes “Sócrates”, “Marighella” e “Mulheres Alteradas”.

“Dois Papas”, enquanto isso, deve chegar ao streaming da Netflix no próximo dia 20 de dezembro, pouco mais de dois meses após fazer sua premiere no Festival de Veneza. Junto da prévia, o serviço de streaming também divulgou o primeiro pôster do projeto, que você confere abaixo.

Compartilhe: