Conceito de carro elétrico da Hyundai é inspirado em modelo dos anos 70

Veículo celebra 45 anos de vida da fabricante e tem design inspirado no 1974 Pony Coupe, primeiro carro produzido em massa pela empresa

por Pedro Strazza

A Hyundai revelou na tarde de ontem (10) e durante a Frankfurt Motor Show o seu conceito de carro elétrico que planeja desenvolver e lançar em algum momento dos próximos anos. Mas para além do esforço de se introduzir no segmento mais quente do momento no mercado automobilístico, o que chama a atenção no modelo intitulado “『45』” é mesmo o seu design.

Isso porque o veículo claramente carrega um visual retrô, que de acordo com a própria Hyundai se inspira nos seus primeiros modelos de carro fabricados nos já distantes anos 70. De acordo com a companhia na divulgação, o 『45』 representa um “marco simbólico” para o seu futuro no design. A ideia de “marco” passa inclusive pelo nome do carro conceito, que carrega esses colchetes pela metade para sinalizar os ângulos em 45 graus aplicados na dianteira e traseira do transporte – e lembrar dos 45 anos de trajetória da empresa.

Entre os atributos que merecem destaque, o 『45』conta com um medidor luminoso na parte inferior da porta do motorista para avisar o quanto de bateria o veículo ainda possui e quando ele precisa ser recarregado e usa câmeras no lugar de espelhos retrovisores. O conceito também substitui o painel de direção com uma única tela touchscreen que a fabricante afirma integrar “uma série de displays e funções”.

Para quem ainda está pensando em paralelos, a inspiração direta do 『45』é o 1974 Pony Coupe abaixo, que a Hyundai lançou no seu primeiro ano de vida e que foi também seu carro inaugural de produção e exportação em massa para todo o globo.

De acordo com a Hyundai, a versão produto do modelo não será autônoma, mas a fabricante ainda explora maneiras de introduzir direção automatizada em seus carros. A companhia também trabalha atualmente na produção de um protótipo de “supercarro” elétrico em parceria com a firma de tecnologia croata Rimac.

Compartilhe: