YouTube Music muda regras e para de contar visualizações via publicidade na parada musical

O YouTube nos últimos tempos tem tomado um conjunto de pequenas mudanças que estão tendo forte impacto na plataforma, talvez afim de diminuir o impacto negativo que tem proporcionado à realidade. Só nas últimas duas semanas, a rede social alterou as políticas de conteúdo, reduziu o número visível de seguidores nos canais e separou sua vertente Kids do meio principal. O próximo passo? A parada musical.

Em um novo pronunciamento oficial, a plataforma de vídeos do Google confirmou que tomou medidas para garantir a integridade dos rankings de vídeos mais populares no YouTube Music, incluindo aí o ato de deixar de contar como visualização as que foram proporcionadas por meios de publicidade dentro do site e só contar os views feitos de forma orgânica. A ideia é aproximar o YouTube às políticas dos medidores mais importantes de audiência no mundo da música hoje, como a Billboard e a Nielsen.

A decisão quebra um dos grandes vícios repetidos à exaustão pelas maiores gravadoras, que literalmente investem quantidades obscenas de dinheiro na publicidade da rede para ver seus clipes subirem rapidamente ao topo e “quebrar o recorde” de vídeo mais visto nas primeiras 24 horas de lançamento. Até hoje, a plataforma contava como view toda vez que a publicação era veiculada como anúncio antes de outros vídeos, o que levou a casos como o do rapper indiano Badshah, que superou os assustadores números do BTS ancorado fortemente no recurso.

De acordo com o YouTube, a medida não afetará os atuais detentores de recordes nas primeiras 24 horas após o lançamento. A partir de agora, porém, só quem estiver “bombando” pra valer deve conseguir chegar ao topo da lista.

Share
Publicador por
Pedro Strazza @pedrosazevedo

Recent Posts

  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

22 horas Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

4 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

4 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

5 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

5 dias Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

5 dias Atrás