"Big Brother" faz 20 anos como formato que moldou reality shows da TV • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

“Big Brother” faz 20 anos como formato que moldou reality shows da TV

Produzido pela Endemol Shine Group, o programa foi lançado na TV holandesa no dia 16 de setembro de 1999

por Soraia Alves

“Big Brother”, o programa considerado como pontapé inicial dos formatos de reality shows que invadiram a TV completa 20 anos hoje. Produzido pela Endemol Shine Group, o programa foi lançado no dia 16 de setembro de 1999, na TV holandesa através do canal Veronica da RTL com 9 participantes confinados em uma casa construída especialmente para o programa e equipada com 24 câmeras.

De lá pra cá, os números que mostram a ascensão do “Big Brother” pelo mundo são bem expressivos: cerca de 471 programas e 28.391 episódios foram encomendados posteriormente em 60 mercados diferentes, com 7.153 participantes somando 35.143 dias nas casas.

Mesmo com o passar dos anos, o formato continua forte: só em 2019 foram ao ar (ou ainda estão) 22 produções em 18 mercados.

Em entrevista ao Deadline, Peter Salmon, executivo criador do programa diz que a ideia do formato era criar uma espécie de experiência: “Foi o experimento humano que imaginávamos que poderíamos fazer e, como todo mundo, ficamos paralisados. O fato de você poder vê-lo se desenrolar diante de seus olhos era e é um princípio permanente. Eu me lembro bem disso. Tudo mudou nesse ponto”, explica o ciador em relação à longevidade do formato.

Antes do “Big Brother”, a MTV teve um reality show semelhante, o “The Real World”, mas foi o BB que tornou o formato um hit global. Outro ponto interessante é que o “Big Brother” acompanhou mudanças tecnológicas, especialmente a transição da TV para um novo modelo de interatividade conectado à internet e às redes sociais.

A longevidade do BB também se dá a um certo grau de flexibilidade no formato, que permitiu que ele fosse ampliado ou diminuído e reproduzido de maneiras diferentes. Nos Estados Unidos – assim como no Brasil – o programa é praticamente uma “competição de verão”, mas em outros países, como na Finlândia, por exemplo, a próxima versão finlandesa será baseada em temas ecológicos e sustentabilidade.

Com a possibilidade de reformulação e adição de novas abordagens ao programa, podemos esperar muitos outros anos de “Big Brother” nas TVs mundiais.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade