Facebook anuncia lançamento do Portal TV, um assistente doméstico remodelado

Assistente pessoal vem com sistema Alexa, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil

por Matheus Fiore

Em 2017, falamos sobre os planos do Facebook para lançar seu próprio serviço de televisão, que começou com a criação do Watch, sua própria plataforma de streaming de vídeo. Pouco mais de 2 anos depois, a empresa dá seu primeiro grande passo em tal projeto, mesmo que não da forma como imaginávamos.

Hoje, o Facebook anunciou o Portal TV, um acessório que leva os videochats da rede social para as televisões dos lares. O Portal, vale lembrar, já existia, e foi lançado em 2018, mas, agora, a empresa remodelou e modernizou o aparelho.

O Portal TV chega ao mercado nos Estados Unidos em novembro, no dia 05, pelo valor de US$ 150,00. O aparelho já vem com a assistente virtual Alexa, da Amazon, em sua composição, o que permite que o proprietário de um Portal utilize o aparelho também para monitorar e administrar atividades, como escolher uma música para tocar, ver a previsão do tempo, e coisas do tipo.

O Portal TV é dividido em três modelos que variam de tamanho, são eles o Portal Mini, o Portal e o Portal Plus. Ao conectar o Portal na televisão pela entrada HDMI, o usuário terá a opção de conectar o aparelho a sua conta no Facebook e então utilizar o sistema para fazer ligações pelo Messenger e pelo WhatsApp. Como comentou o The Verge, as chamadas feitas via WhatsApp são encriptadas de ponta à ponta, o que garante a privacidade dos usuários – algo que, desde os escândalos da Cambridge Analytica, se tornou decisivo na escolha de comprar ou não um produto tecnológico nos Estados Unidos.

Para garantir uma sensação de privacidade para o usuário, o Facebook criou o gadget com características curiosas. Em vez de simplesmente desativar a câmera e o microfone pelo toque, há a opção de puxar uma cobertura física que cobre as saídas de som e de imagem.

Assim como smart speakers como Google Home, o Portal pode ser ativado por comandos de voz. Ao dizer “hey, Portal”, por exemplo, o usuário despertará o sistema e poderá utilizá-lo para efetuar uma ligação. Um diferencial do dispositivo é o fato de ele permitir que o usuário utilize efeitos e filtros de realidade aumentada sobre a imagem transmitida, algo que parece ser bastante atrativo para as crianças.

O Portal possui suporte para a utilização de serviços como o Amazon Prime Video e outros streamings, além de fazer conexão direta com aparelhos como videogames, facilitando a utilização desses de forma unificada. Além disso, há o modo picture-in-picture, que permite à pessoa projetar duas telas em sua televisão. Você pode, por exemplo, assistir a uma série de televisão enquanto, em uma janela menor, no canto da tela, conversa com seus amigos ou namorada.

Ainda não há nenhuma previsão de lançamento do Portal TV no Brasil. No site oficial do produto, há a possibilidade de se encomendar para Canadá, Reino Unido, Espanha, França e Itália.

Compartilhe: