Estudo mostra que marcas de cervejas e bancos precisam melhorar comunicação com as mulheres

A Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, realizou o estudo “What Women Want”, com o objetivo de entender como as marcas se comunicam com as mulheres na publicidade brasileira e como o público feminino enxerga essas iniciativas.

A pesquisa falou com uma amostra representativa de homens e mulheres brasileiras para explorar os temas identificados no estudo, além de contar com dados de pesquisa semelhante realizada no Reino Unido.

Os resultados apontaram que alguns mercados ainda precisam melhorar a comunicação com as mulheres, especialmente marcas de cerveja e serviços financeiros.

Para chegar aos resultado, foi pedido que cada uma das 410 mulheres entrevistas identificasse o quanto ela considera que cada marca listada na pesquisa está ao seu lado ou contra ela, sendo 1 o menor valor (contra) e 100 o maior (a favor). Isso gerou o que foi chamado de Brand Gap Index, com pontos representando cada uma das marcas, a linha verde, as mulheres que consideram sua autoestima alta e a linha vermelha, as de autoestima baixa.

As marcas de cerveja, cuja publicidade por muito tempo foi protagonizada pela objetificação do corpo feminino, ainda são as que têm o maior desafio para conquistar o gênero feminino como aliado, principalmente porque ainda faltam mulheres como protagonistas desse segmento. Segundo o Ad Reaction 2019, por mais que as mulheres já gastem mais em cervejas do que os homens por ocasião de compra, sobretudo em classes sociais mais altas, a publicidade segue usando o público masculino como foco.

Marcas do mundo financeiro e operadoras de telefonia também têm muito o que mudar em relação à comunicação com as mulheres, enquanto as empresas de beleza aparecem como as que mais conseguem se conectar com as mulheres – independentemente do nível da autoestima da entrevistada.

Segundo Valkiria Garré, CEO da divisão insights da Kantar Brasil, “muitas marcas se mantêm arraigadas a estereótipos antigos e perdem a oportunidade de se tornarem aliadas das mulheres”.

O estudo completo está disponível para download aqui: https://go.tnsglobal.com/whatwomenwantbrasil

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Criatividade
  • Cultura

NotCo lança alternativa vegetal para “Sopa de Tartaruga” em nova campanha

Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…

15 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade
  • Cultura

“DNA do Rock”: Billboard Brasil lança ferramenta para revelar influência de Sister Rosetta Tharpe na música

A Billboard Brasil lançou um aplicativo que explora as raízes musicais através de um "exame de DNA sonoro". O app…

20 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

“Meteli o Gole”: Pepsi revive entrevista de Vini Jr. em campanha para UEFA Champions League

Em nova campanha da Pepsi Black, o famoso "Meteli o Goli" de Vinicius Jr., que se tornou meme após uma…

21 horas Atrás
  • Criatividade
  • Tech

Adobe Premiere Pro promete revolucionar a edição de vídeo com Inteligência Artificial integrada

Adobe anunciou uma atualização para o Premiere Pro, introduzindo ferramentas de IA que prometem transformar a edição de vídeo. As…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário aborda desafios da maternidade na adolescência em campanha para o Dia das Mães

O Boticário acaba de lançar "Tormenta", um curta-metragem para o Dia das Mães que explora os desafios e estigmas enfrentados…

2 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Heinz e Mattel criam molho ‘Barbiecue’ rosa em edição limitada

Celebrando os 65 anos da Barbie e o sucesso do recente filme, Heinz e Mattel lançam o molho 'Barbiecue'. Logicamente,…

3 dias Atrás