google_pay_2

Google anuncia pacote de novidades com destaque para Google Pay sem cartão

Novidades falam do novo centro de pesquisa em IA, Google Lens com tradução, número de telefone falar com o Google Assistant e o pagamento via Google Pay sem vínculo a um cartão físico

por Soraia Alves

Em evento hoje, 19/09, na Índia, o Google revelou uma série de novidades em diferentes linhas de seus produtos, incluindo um novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial, o Google Lens com tradução para idiomas locais, um número de telefone falar com o Google Assistant e o pagamento via Google Pay sem vínculo a um cartão físico.

Confira os destalhes de cada lançamento da gigante tecnológica:

Google Pay sem cartão físico

Começando por um dos destaques, a empresa anunciou cartões de pagamento via Token no aplicativo Google Pay. Com esse recurso, o usuário pode carregar seu cartão no aplicativo Google Pay e pagar coisas online e offline sem a necessidade de fornecer o número de um cartão físico de débito ou crédito.

O Google afirma que esse método é mais seguro do que usar o cartão físico. Nas próximas semanas, o cartão “tokenizado” estará disponível apenas para usuários na Índia portadores de um cartão Visa. A empresa diz estar trabalhando com MasterCard, RuPay e outros bancos para trazer a novidade a todos os cartões.

Também não ficou claro se o recurso será disponibilizado fora da Índia, mas a expectativa é que sim.

Google Lens como tradutor

Outra novidade interessante revelada pelo Google é o suporte à tradução de idiomas por meio do Google Lens. Focando nos diferentes dialetos indianos, a empresa mostrou que basta o usuário digitalizar um símbolo através do Google Lens e ele mostrará o texto traduzido em Hindi, Tâmil, Marata ou Telugu.

Com esse recurso, você também pode ouvir o texto traduzido, além de poder tocar em qualquer uma das palavras traduzidas para acionar uma pesquisa no Google.

A ferramenta já está disponível para todos os usuários na Índia que usam o Google Lens para Android ou iOS.

O Google disse que os usuários na Índia usam o Lens por mais de meio bilhão de vezes desde que foi lançado no país, há dois anos.

Google Research India – um centro de estudos em Inteligência Artificial

O Google também anunciou a abertura de um centro de pesquisa em IA em Bangalore. O espaço será liderado pelo cientista Dr. Manish Gupta, membro da ACM e professor presidente da Fundação Infosys, na IIIT Bangalore.

Juntamente com Gupta, o Google nomeou o professor Millind Tambe, da Universidade de Harvard, como diretor de IA para o bem-social. Ele trabalhará no uso da IA ​​em áreas como saúde, agricultura e educação.

O centro chamado Google Research India se concentrará em ferramentas que podem ser usadas pelo governo e por entidades privadas. A empresa deseja trabalhar com profissionais locais em diversas áreas como aprendizado de máquina, visão computacional, idiomas, sistemas, entre outras.

Segundo o Google, a intenção do centro é se dividir entre pesquisas fundamentais de IA e o desenvolvimento de soluções para grandes problemas no país como saúde e educação.

Ligações para o Google Assistant

Por fim, o Google está disponibilizando sua assistente para as pessoas na Índia por telefone, o que possibilita o uso da ferramenta sem ter alto-falante inteligente, nem mesmo um smartphone para acessar o serviço.

A empresa fez uma parceria com a operadora de celular Vodafone-India para ativar o recurso no país, que assim como o Assistant em dispositivos conectados, funciona em vários idiomas.

Se você é um usuário da Vodafone-India, na Índia, pode ligar para 000-800-9191-000 e conversar com o Google Assistant em inglês ou hindi.

Compartilhe: