appletvplus

Apple deve lançar seus filmes primeiro nos cinemas e posteriormente na Apple TV+

Estratégia é parte dos planos da empresa de criar conteúdos que sejam valorizados pela crítica e que possam concorrer a premiações como o Oscar

por Soraia Alves

Segundo o Wall Street Journal, a Apple planeja lançar seus filmes originais primeiro nos cinemas, e só depois em seu serviço Apple TV+. O movimento é semelhante ao que a Amazon já faz com seus filmes originais, porém oposto ao que a Netflix geralmente faz com seu conteúdo original.

A reportagem do WSJ destaca dois pontos que seriam as bases da decisão da Apple em lançar seus filmes originais primeiramente nos cinemas: o primeiro é que a empresa quer ser vista como uma criadora de conteúdo de “prestígio”, com filmes que agradem a crítica e possam até mesmo concorrer a grandes premiações, como o Oscar.

O segundo motivo é que a empresa também quer atrair produtores e diretores que concordem com a distribuição de seus materiais, e isso se torna mais fácil quando os canais de distribuição não estão limitados apenas ao streaming, especialmente porque grande parte desses produtores e diretores ainda têm uma estratégia de “cinema em primeiro lugar”.

Vale ressaltar que, recentemente, a Apple perdeu um acordo com o cineasta J.J. Abrams porque a empresa não possuía um modelo de distribuição de filmes. Na ocasião, Abrams optou pela WarnerMedia, que pagou cerca de US$ 250 milhões, mesmo com a Apple disposta a pagar muito mais.

A Apple TV+ será lançada oficialmente no próximo dia 1º de novembro, ainda com uma quantidade limitada de conteúdo e custando apenas US$ 4,99 por mês.

Compartilhe:
  • tags: