Netflix mantém média de encerrar suas séries após 2 ou 3 temporadas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Netflix mantém média de encerrar suas séries após 2 ou 3 temporadas

Com catálogo de produções originais em constante expansão, serviço de streaming não hesita em acabar a trajetória de seriados após três anos

por Matheus Fiore

O Business Insider analisou todo o catálogo de séries originais da Netflix. O objetivo? Encontrar um padrão para a duração das obras feitas pelo principal serviço de streaming do mercado. O resultado é desanimador: os fãs dos seriados originais da empresa podem se acostumar com a ideia de que, provavelmente, muitas de suas séries favoritas não chegarão à quarta temporada.

Para fazer a análise, o Business Insider descartou minisséries, obras licenciadas como “Better Call Saul” (que pertence à AMC) e programas que foram comprados após seu lançamento original em outras plataformas, como “Lúcifer”. Entram na conta, porém, produções de peso como “Bojack Horseman”, “Stranger Things”, “House of Cards”, “Sense8” e as séries da parceria com a Marvel.

A maioria das séries durou apenas duas temporadas, como as séries adaptadas de personagens da Marvel (“Jessica Jones”, “Luke Cage” e “Punho de Ferro”). Outros programas que não chegaram ao seu terceiro ano foram “Sense8” e “The OA”, dois grandes sucessos que acabaram não se estendendo pelo tempo imaginado pelo público.

Ao todo, 44 obras foram analisadas. Entre elas, oito só tiveram uma temporada, treze tiveram duas e doze tiveram três. A partir da terceira temporada, porém, há uma enorme queda nas estatísticas. Apenas onze ultrapassaram o terceiro ano, sendo, dessas onze, seis séries de quatro temporadas, uma de cinco temporadas, duas com seis e duas com sete.

Um padrão também interessante de se analisar é o que a Netflix faz a partir do encerramento das séries, já que nem todas as obras acabam pelos mesmos motivos. “Sense8”, por exemplo, teve como justificativa os altos custos de investimento, pelo fato de a trama percorrer diversos países e ter um grande elenco.

Muitas dessas séries são simplesmente esquecidas, mas algumas ganham substitutos que, para muitos, parecem até mesmo genéricos das obras canceladas. “BoJack Horseman”, por exemplo, está acabando em sua sexta temporada, mas já possui uma série “substituta”, que também é uma animação destinada ao público adulto: “Tuca & Bertie”. Até aqui, a série mais duradoura da empresa chegou a 94 episódios e sete temporadas: “Grace and Frakie”, que recentemente foi cancelada pela empresa.

Com as reciclagens, a Netflix mantém um catálogo vasto de conteúdo original, mesmo que curto na duração das obras. Para a companhia, parece ser mais interessante possuir duas séries similares de três temporadas do que uma de seis, já que, assim, alcança-se um público maior e encorpa mais seu catálogo.

A medida é, mesmo que triste pelo fim precoce de tantas obras, compreensível, visto que a Netflix precisará investir pesado nos próximos anos para manter-se no topo da briga dos streaming, diante da chegada de concorrentes fortes como o Disney+ e o HBO Max, da WarnerMedia.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro