No Dia Mundial da Saúde Mental, HBO convoca psicólogo para analisar personagens de suas séries

Primeiro episódio de "HBO Doctor Commentaries" já está no ar e trata do transtorno obsessivo-compulsivo da protagonista de "Girls"

por Pedro Strazza

Aproveitando que hoje, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental, a HBO decidiu lançar uma nova campanha que busca conscientizar o público de que sim, a mente também pode ser vítima de doenças e que está tudo bem em tê-las e tratá-las. Como espalhar a palavra? Fácil, convocando um psicólogo para analisar os personagens das mais variadas séries produzidas pelo canal.

Esta é justamente a premissa de “HBO Doctor Commentaries”, uma espécie de minissérie virtual do canal da emissora no YouTube. Estrelado pelo psicólogo clínico Ali Mattu, a produção é a principal peça da campanha criada pela Wieden & Kennedy New York e teve seu primeiro episódio divulgado hoje, centrado na personagem Hannah Horvath (Lena Dunham) de “Girls”.

O bacana é que, para além da análise, o vídeo usa as produções da HBO como ponto de partida para debater temas relevantes ao problema passado pelo personagem em foco – o que é ótimo pois as séries do canal desde os tempos de “Família Soprano” são recheados de indivíduos atormentados por doenças. No caso do “piloto”, a questão em pauta é o TOC e a diferenciação entre as pessoas que carregam de fato a doença da afirmação leviana “ah, eu tenho TOC de vez em quando”, que no fim diminui o impacto da condição em si. Confira abaixo o capítulo na íntegra.

A série transmitirá sempre ao final do episódio o slogan da campanha, “It’s OK”, junto de um link que leva o usuário para o site oficial da National Alliance on Mental Illness – além de uma linha telefônica da organização que ajuda pessoas passando por dificuldades com suas doenças da mente. A expectativa é que mais episódios de “HBO Doctor Commentaries” saiam nos próximos dias, centrados em personagens de séries como “Euphoria” e “Sharp Objects”.

Compartilhe: