Libra do Facebook perde um quarto de seus membros após polêmicas

Além de Visa e Mastercard, que já cogitavam abandonar o barco, PayPal, eBay, Mercado Pago e Stripe também estão fora da associação

por Matheus Fiore

Desde que anunciou a Libra, sua criptomoeda oficial, o Facebook tem sido repreendido em várias partes do mundo. A França, por exemplo, já declarou que não permitirá que a moeda opere em território europeu – o país é um dos membros da União Européia e tem o poder de impedir a circulação –, o que já enfraquece bastante o projeto da empresa de Mark Zuckerberg.

Os efeitos da reação negativa do mercado e dos países começa, então, a afetar o projeto, que cada vez mais vê distante o lançamento oficial da moeda. Há alguns dias, gigantes que estavam envolvidas com o Facebook na criação da Libra, como Visa e Mastercard, anunciaram estar repensando suas participações na empresa.

Agora, foi divulgado que um quarto dos integrantes originais do projeto já abandonou a Libra e o Facebook. De acordo com a Bloomberg, 7 dos 28 membros originais já abandonaram o barco, incluindo o PayPal, empresa de pagamentos online referência no mercado e que não mais confia no funcionamento da criptomoeda.

Além do PayPal, Visa e Mastercard, confirmaram sua saída oficialmente. Agora, Stripe, Mercado Pago e eBay também estão fora da associação.

O atual cenário fará com que o Facebook seja obrigado a, no mínimo, atrasar o lançamento da Libra, enquanto busca novos integrantes para a associação. Com as reações negativas de todo o mundo, entretanto, é bastante possível também que a Libra sequer seja lançada ou que, talvez, tenha suas ambições reduzidas pela criadora.

Compartilhe: