Com Anitta, Grazi Massafera e MC Jottapê, Itaú lança tutoriais para “iti”, sua plataforma digital de pagamentos

Campanha tem cerca de mil peças distintas e foi criada com um foco específico: fazer parte da jornada diária do consumidor

por Soraia Alves

Para comunicar sua chegada ao mercado, o iti, plataforma digital de pagamentos do Itaú, apresenta uma campanha totalmente voltada para o uso do aplicativo no contexto do dia a dia dos brasileiros.

A campanha traz o videoclipe da música “É Bom Pra Todo Mundo”, interpretada pela cantora Anitta e que conta com as participações da atriz Grazi Massafera e do cantor e ator MC Jottapê, protagonista da série “Sintonia”, da Netflix.

A narrativa do videoclipe tem continuação em outros sete pequenos filmes tutoriais que funcionam como spin-offs da história principal. Durante esses vídeos, com cerca de 30 segundos cada, os famosos utilizam o app e mostram como se cadastrar, colocar dinheiro e usar o iti.

De acordo com Eduardo Tracanella, diretor de Marketing Institucional do Itaú Unibanco, mais do que um novo produto, o iti é uma nova marca: “Sua comunicação precisa traduzir essa mesma essência – seja em um hit que mistura diversos ritmos, no casting, com pessoas de todos os tipos e idades ou na identidade visual, que traz personagens que representam os vários cantos do Brasil”, explica.

Predominantemente digital e integrada com OOH, a campanha tem cerca de mil peças distintas e foi criada em parceria com a agência África com um foco específico: fazer parte da jornada diária do consumidor. Para isso, além do clipe e de desenvolver conteúdo para as redes sociais – incluindo filtros para o Instagram e figurinhas com as ilustrações – as peças foram pensadas de acordo com um mapa de contextualização de mídia, que possibilitou a criação de conteúdos customizados de acordo com os locais em que estão instaladas.

“O conteúdo que estiver exposto em estações de metrô de São Paulo, por exemplo, será diferente do que estará envelopando mobiliário urbano em Recife ou pontos de ônibus no Rio”, explica Guilhermo Bressane, diretor de Marketing de Varejo do Itaú Unibanco. “As peças apresentarão como o iti pode ser utilizado em diferentes contextos. Com isso, essa campanha inaugura uma nova forma do banco trabalhar o funil integrado de mídia, usando ferramentas de automação e machine learning para nos ajudar a entregar a mensagem certa ao consumidor certo no momento ideal de sua jornada de forma escalável”, finaliza.

Confiança, conexão e liberdade são três pilares sobre os quais a marca foi construída e permeiam todo o desenvolvimento conceitual de iti: uma conexão fluída e que proporciona trocas justas entre todas as pessoas e seus valores.

Mais de 50 ilustrações foram criadas, representando um universo simples e geométrico que busca ser tátil, tangível e sobretudo diverso. A comunicação visual também traz grafismos que representam interação e movimento. A grafia dispensa ponto final e letras maiúsculas, além de se valer de emojis para transmitir sentimentos.

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