Para desespero dos EUA, TikTok passa a vender anúncios na plataforma com o "Google da Rússia" • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Para desespero dos EUA, TikTok passa a vender anúncios na plataforma com o “Google da Rússia”

Acordo com a Yandex vale por enquanto apenas para o território russo e prevê que anunciantes tenham acesso a dados como interesses dos usuários e características demográficas

por Pedro Strazza

Conhecida como “Google da Rússia”, a Yandex que hoje é a maior plataforma de buscas online do território russo anunciou recentemente uma parceria com o TikTok que vai permitir que a rede social de vídeos conecte seu serviço de publicidade a seus servidores. O negócio representa o primeiro passo do aplicativo da chinesa ByteDance a um modelo de arrecadação via anúncios.

Em seu blog oficial, a Yandex afirma que irá “oferecer propagandas de vídeo em meio ao feed dos usuários do TikTok” a partir de um formato que será especialmente adaptado às dinâmicas da plataforma. Posteriormente ao anúncio, uma representante da companhia russa declarou que a parceria valerá por enquanto somente ao público russo, com planos eventuais de expansão para territórios como o Cazaquistão e Belarus.

Apesar do negócio ser concentrado ao leste europeu, a notícia obviamente levanta atritos com os Estados Unidos, onde a popularidade cada vez maior do TikTok vem aumentando as preocupações sobre privacidade digital da população estadunidense. Um acordo com uma empresa de tecnologia russa, nesse sentido, deve aumentar a temperatura do debate, até porque já há anos rola a acusação de que o governo russo teria interferido nas eleições presidenciais de 2016.

O acordo com a Yandex também reafirma a notícia de que a ByteDance estaria desenvolvendo um sistema de publicidade para o TikTok, que busca criar um sistema que melhor capitalize em cima do sucesso cada vez maior da rede social – só para se ter uma ideia, a Yandex declara que a plataforma chinesa foi o terceiro aplicativo mais baixado da Rússia no mês passado.

Embora não se saiba ainda se haverão mais parceiros, a preocupação é que tipo de informação a companhia chinesa estaria usando para direcionar seus anúncios. Do lado da Yandex, o “Google russo” declara no anúncio que o sistema resultado da parceria permitirá que os anunciantes tenham acesso a dados como “interesses, características demográficas, geografia e outros parâmetros”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro