A Amazon desde 2016 vem fazendo uma série de investimentos no Amazon Go, seu conceito de mercados sem caixas de pagamento. Iniciado em Seattle, a rede da marca hoje inclui estabelecimentos em 21 cidades nos Estados Unidos, um número que mostra ainda o quão experimental é o projeto no momento – ao contrário do Whole Foods, de longe o negócio mais amplo das três iniciativas do conglomerado no ramo.
Mas depois de anunciar uma nova rede de mercearias no começo do mês, a companhia de Jeff Bezos agora pelo visto vai bancar pra valer o conceito do Go. De acordo com o Ad Age, a Amazon está se preparando para realizar uma série de inaugurações de novas unidades do mercado automatizado no primeiro trimestre de 2020, o que inclui a abertura tanto de lojas menores, no formato de quiosques para compras rápidas, quanto de grandes supermercados, que obviamente trazem o modelo de negócio para o formato mais ambicioso possível.
Para financiar esta expansão, porém, a empresa também está em processo de consideração de licenciar a tecnologia dos caixas automatizados para terceiros. Com testes sendo realizados atualmente em um imenso espaço de varejo em Seattle e lojas de conveniência pontuais em Nova York, Chicago e São Francisco, a Amazon estaria segundo a CNBC realizando conversas preliminares com companhias como a rede de cinemas Regal e a operadora de concessões em aeroportos CIBO Express para explorar o sistema do Go em outros ramos. A negociação, porém, ainda é muito inicial porque a companhia não decidiu qual seria o melhor modelo de negócios na hora de conceder essa tecnologia.
Esta decisão pelo licenciamento é natural se considerar que o Amazon Go no momento é um investimento bem caro para a companhia. Com funcionários reportando que acumularam juntos um bilhão de dólares em salário desde o início do projeto, diversas reportagens indicam que a Amazon tem gasto milhões de dólares no aprimoramento da tecnologia, desde as câmeras que mantém a operação funcional até os servidores que processam as compras do usuário.
O desejo da empresa em tornar parte do cotidiano o modelo de negócios continua intacto, entretanto, e a prova maior disso são justamente os planos de diversificação da escala destas lojas.
Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…
A Billboard Brasil lançou um aplicativo que explora as raízes musicais através de um "exame de DNA sonoro". O app…
Em nova campanha da Pepsi Black, o famoso "Meteli o Goli" de Vinicius Jr., que se tornou meme após uma…
Adobe anunciou uma atualização para o Premiere Pro, introduzindo ferramentas de IA que prometem transformar a edição de vídeo. As…
O Boticário acaba de lançar "Tormenta", um curta-metragem para o Dia das Mães que explora os desafios e estigmas enfrentados…
Celebrando os 65 anos da Barbie e o sucesso do recente filme, Heinz e Mattel lançam o molho 'Barbiecue'. Logicamente,…