cover-instagram5

Instagram volta a exibir contador de curtidas para alguns usuários

Enquanto rede social diz que medida faz parte do plano, pesquisas sobre o reaparecimento da ferramenta na plataforma só crescem no Google

por Pedro Strazza

Depois de anunciar em abril a medida, o Instagram começou a testar a partir de julho no Brasil a ideia de ocultar dos usuários os números de curtidas de cada postagem na rede social. A ação na época foi justificada pela companhia como um esforço para diminuir o sentimento de competição entre os perfis, além de melhorar a saúde mental da plataforma no geral.

A companhia, porém, pode estar voltando atrás na própria decisão, conforme o contador de curtidas está reaparecendo para alguns usuários. O público vem relatando o retorno da função desde outubro no Twitter, além do Google Trends apontar que as buscas pelo termo “Instagram voltou a mostrar likes” só aumentam desde o último domingo, dia 24 de novembro.

Ao TechTudo, o Instagram declara que a volta é em teoria parte dos mesmos testes que tiraram a função da plataforma em primeiro lugar. “Ouvimos da nossa comunidade que o número de curtidas pode ser uma boa fonte para identificar tendências e grandes momentos culturais e, por isso, iniciamos uma nova fase do teste para observar outras maneiras de exibir o número de curtidas e entender como isso afeta a experiência da comunidade do Instagram.” afirma um porta-voz da empresa no comunicado oficial.

Ainda não está claro como fica o futuro das curtidas na plataforma, que por muito tempo se beneficiou desta imagem de “concurso de popularidade” implícita na ferramenta. Embora remover o contador seja benéfico para não viciar os usuários neste mecanismo de engajamento e manter o ambiente no geral saudável (embora isso custe no valor de atração do aplicativo), o fato é que ele também podia ser útil para alguns na hora de detectar tendências dentro da plataforma.

Compartilhe: