O que esperar dos grandes estúdios na CCXP 2019 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

O que esperar dos grandes estúdios na CCXP 2019

Em seu ano mais global, evento conta com grandes atrações nos palcos e estandes do pavilhão e promete anúncios exclusivos dos estúdios

por Pedro Strazza

O crescimento da CCXP nestes últimos cinco anos é algo espantoso até mesmo para os padrões do mercado. Nascido em 2014 como um evento que tinha como objetivo principal a missão de trazer para o Brasil um “gostinho” das Comic Cons do exterior, a CCXP organizada pelo que é hoje a Omelete Company, em menos de metade de uma década não apenas superou em números o tamanho das concorrentes, como passou a expandir suas ambições para o desejo de se converter em parada obrigatória para o calendário de divulgação dos principais estúdios, uma meta que alcançou de vez no ano passado, quando entre outras coisas foi o palco da primeira (e exclusiva) exibição do trailer de “Homem-Aranha: Longe de Casa”.

Com uma reputação deste porte, não é com grande surpresa que a CCXP este ano chegue à sua sexta edição numa posição privilegiada de evento global. Tendo pela primeira vez esgotado todos os ingressos antes da abertura das portas da feira, a “Comic Con brasileira” chega em 2019 com o que é talvez sua programação mais encorpada do ponto de vista de painéis que devem ir além das portas fechadas do auditório Cinemark e impactar as redes – alguns de forma literal, vide que haverá livestreaming oficial de painel no domingo.

Isso porque 2019 é um ano em que os maiores estúdios de Hollywood efetivamente bancaram a aposta no potencial midiático da feira e desembarcam na CCXP com algumas de suas principais armas. É um arsenal que carrega pontos positivos e negativos, claro: enquanto todas as atenções do auditório Cinemark se voltam para a Disney e a Warner Bros., que trazem nas mãos os principais executivos e nomes criativos por trás de seus principais lançamentos deste fim de ano e início do próximo, a edição 2019 também marca a primeira ocasião em que estúdios como Universal, Paramount e Sony (além da 20th Century Fox, ainda que esta fique de fora por motivos diferentes) evitam de vez os trabalhos no palco maior do evento. No caso da Sony, o choque é maior dado a curva crescente de investimento do estúdio na feira a ser interrompida, com a companhia evitando por completo o pavilhão do SP Expo.

Mas ainda que o auditório Cinemark viva um desafio de contradições entre o inchaço e afunilamento, isso não significa que a CCXP não tenha o que oferecer. Pelo menos no pavilhão, a expectativa este ano é de ambições exacerbadas, com os grandes estúdios prometendo entregar os maiores e mais ambiciosos estandes da história da feira. Novatos também não faltarão: marcas como a Levi’s e o Facebook já anunciaram que contarão com espaços especiais no SP Expo, fomentando o clima de compras e eventos que acontecerão simultaneamente em todo o longo espaço de exposições.

Por conta de tanta atividade e ativação, listamos abaixo todos os planos dos principais estúdios na feira, dos estandes no pavilhão até os eventuais painéis no auditório principal. A CCXP 2019 começa nesta quarta-feira, 04/12, e acontece até o domingo, 08/12.

Amazon Prime Video


Depois de fazer uma estreia comedida em 2018, a Amazon Prime Video este ano resolveu aumentar o investimento na CCXP para ajudar a alavancar ainda mais o número de assinaturas do serviço no país. Bancando o último painel da sexta-feira no auditório principal, o streaming planeja uma longa apresentação de 2h15 no palco maior do evento com boas parcelas dos elencos de “The Boys”, sua série de maior sucesso no país em 2019; “The Expanse”, que se tornará exclusiva do canal a partir de sua quarta temporada; e “Star Trek: Picard”, o derivado de “A Nova Geração” do qual possui os direitos de exibição por aqui.

Além destas três séries, a Amazon também já anunciou “Carnival Row” e “American Gods”, e suas vindouras produções nacionais no seu estande oficial, que ainda contará com demonstrações do Amazon Echo e da Alexa para o público.

Disney


Tendo passado os últimos meses dominando as atenções nas bilheterias brasileiras (onde conseguiu fazer até de “Malévola: Dona do Mal” um enorme sucesso), a Disney vem para a CCXP disposta a fazer do evento sua volta da vitória com o público. Intenção para monopolizar o evento não falta: junto do tradicional estande, o estúdio este ano é responsável por toda a programação do sábado no auditório Cinemark. E as atrações estão à altura do hype pretendido, com eventos como a pré-estreia de “Frozen 2”, painéis com os realizadores das animações “Dois Irmãos”, “Um Espião Animal” e a própria continuação da história de Elsa, uma apresentação sobre o parque de “Star Wars” nos Estados Unidos e um painel do filme “Free Guy” com Ryan Reynolds, Joe Kerry e o diretor Shawn Levy.

As atrações maiores, porém, estão mesmo no fim do dia, onde se espera a presença ao vivo de Kevin Feige para falar do Marvel Studios e uma apresentação de “A Ascensão Skywalker” com o elenco principal, o diretor J.J. Abrams e a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy.

Globoplay


Quem também vem com tudo pra feira este ano é a Globo, ainda que a emissora tenha decidido diminuir o investimento nos auditórios do evento e criar sua própria programação no pavilhão. Com um estande de quase mil metros quadrados, a companhia pretende chamar a atenção da feira pro Globoplay com uma programação de mais de 50 painéis nos meandros de seu espaço gigantesco no SP Expo, o que inclui a participação de uma parte considerável do Projac e de times de reportagem da emissora.

No auditório Cinemark, enquanto isso, o serviço de streaming tem agendado dois painéis para horários menos concorridos sobre produções exclusivas e nacionais de seu catálogo, incluindo uma apresentação de um derivado de “Malhação” intitulado “As Five” no começo da quinta-feira e um evento maior na sexta com os elencos de “Eu, a Vó e a Boi”, “Onde Está Meu Coração” e “Desalma”.

HBO


Pela primeira vez na CCXP sem um “Game of Thrones” (o que talvez seja um alívio depois do ano passado), a HBO deve usar o evento em 2019 como “teste de audiência” para três de suas principais séries atualmente, sendo que duas delas são novatas na feira. Mas enquanto “Watchmen” e “Westworld” dividem as atenções no estande da emissora, o grande e único destaque da companhia no auditório Cinemark vai ser mesmo “His Dark Materials”, a adaptação da série de livros de Philip Pullman para a TV. E embora só estejam confirmados por enquanto Dafne Keen, Ruth Wilson e Clark Peters para a apresentação de domingo, o estúdio promete surpresas no curso da uma hora e quinze de painel.

Netflix


Desde o primeiro ano disposta a investir na feira, mas a cada edição trazendo uma abordagem diferente ao evento, a Netflix chega à CCXP este ano tentando roubar as atenções de última hora. Com um dos maiores painéis do auditório Cinemark (são 3h45 dedicados ao serviço de streaming no início do domingo), a companhia a princípio promete apresentações da série “La Casa de Papel” e do filme “Esquadrão 6”, com direito à presença de ambos os elencos no palco e de estande especiais no pavilhão, mas declara que ainda guarda uma surpresa especial para o público do auditório no domingo. As especulações nos bastidores e nas redes sociais giram em torno do elenco de “O Mundo Sombrio de Sabrina” e “The Witcher”, que estarão em uma Comic Con argentina durante a semana, mas nada foi confirmado ainda.

Paramount Pictures


Como já dito, a Paramount este ano decidiu evitar os trabalhos no auditório principal da CCXP e focar as atenções na feira. O destaque do estúdio será exclusivamente com “Sonic – O Filme”, o mascote da Sega que ganhou uma adaptação pra lá de midiática e deve ser o seu principal lançamento no primeiro semestre de 2020. O estande será inteiro sobre o projeto, com direito a ativações de realidade aumentada, corrida e competição de argolas – sem contar uma barbearia que vai permitir a alguns visitantes ganhar um cabelo blindado pelas mãos do barbeiro Ariel, o “rei do blindado” que ganhou a fama nas redes sociais no início do ano.

Warner Bros.


A Warner Bros. esta edição é o único estúdio da CCXP inteira a investir em painéis em dias diferentes, mas não sem motivo. Enquanto o elenco e a diretora de “Aves de Rapina” (encabeçados por ninguém mais que Margot Robbie) fecham os trabalhos de quinta-feira, a distribuidora tem no domingo sua maior atração com “Mulher-Maravilha 1984”, que deve fechar o evento com o lançamento do primeiro trailer com a presença da diretora Patty Jenkins e a protagonista Gal Gadothaverá até mesmo uma transmissão ao vivo do painel no Twitter. O estúdio também conta com um painel de uma hora antes da apresentação final de domingo, cujos detalhes ainda são mantidos em segredo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro