Spotify agora vai perguntar aos usuários que tipo de podcasts mais interessa ouvir

2019 foi um ano de grande investimento em podcasts para o Spotify. Começando pela compra da Gimlet e da Anchor no primeiro trimestre, o streaming de música fez de tudo para se tornar referência maior no mercado, incluindo criar programas exclusivos para a plataforma com nomes como os Obamas e Kevin Bacon, criar um “Descobertas da Semana” especial para a modalidade e permitir a inclusão de episódios em playlists.

Mas depois de até incluir o formato em sua tradicional retrospectiva de fim de ano, agora a companhia quer a melhor customização possível de oferta de podcasts para cada usuário. A partir de hoje (13), o Spotify vai criar uma opção em seu servidor para contas gratuitas que permitirá ao público literalmente escolher os temas que mais os atraem quando o assunto é programa de áudio – assim melhorando ao máximo o desempenho do algoritmo nas playlists especiais dedicadas a área.

Por enquanto previsto para ser lançado em dez territórios – incluindo Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Reino Unido, Canadá, Suécia, Austrália, México, Irlanda e Nova Zelândia – o recurso obviamente visa melhorar a experiência dos usuários de podcasts com o serviço, mas também deve ajudar o Spotify com o tipo de “produção original” que será mirado para cada território nos próximos meses. Estes questionários, afinal, também fornecem dados importantes para a empresa, norteando que categorias são mais populares em cada país selecionado.

Este esforço não é feito à toa. Só para ter uma ideia do nível de retorno, o Spotify em outubro confirmou que a base de usuários que escutam podcasts no serviço chegou a 113 milhões no terceiro trimestre, com os Estados Unidos e o Brasil liderando o ranking de streams de episódios.

Share
Publicador por
Pedro Strazza @pedrosazevedo

Recent Posts

  • Criatividade

Coca-Cola abraça a arte de rua em campanha global com “logos não autorizados”

A Coca-Cola decidiu inverter o script sobre a proteção da marca e lançou uma campanha global celebrando as versões de…

18 horas Atrás
  • Criatividade

“Little Boxes”: Mercado Livre comemora 25 anos com campanha em toda América Latina

Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…

4 dias Atrás
  • Criatividade

“Meu Sorriso é Meu Superpoder”: nova campanha de Colgate destaca jovens orgulhosos do seu diastema

Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…

4 dias Atrás
  • Social Media

TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…

4 dias Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…

7 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coke Studio: Coca-Cola oferece experiência tecnológica e interativa no Lollapalooza Brasil 2024

Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…

1 semana Atrás