Nike Vaporfly 4%

Nike cria tênis que faz você correr mais rápido – e ele já pode ser banido das Olimpíadas

Atletas com o tênis correm de 4% a 5% mais rápido do que um corredor usando um tênis comum de corrida

por Soraia Alves

Parece que a Nike realmente criou um tênis de corrida que cumpre o que a maioria dos modelos promete: fazer o indivíduo correr mais rápido. O Nike Vaporfly 4% tem chamado tanto a atenção com seus resultados que pode, inclusive, ser banido das Olimpíadas deste ano.

O modelo é feito com uma combinação de espumas avançadas e uma placa de fibra de carbono que ajuda a recuperar até 4% da energia de um passo para o outro. De acordo com um teste feito pelo The New York Times, um corredor usando uma versão disponível ao público do Vaporfly 4% correu de 4% a 5% mais rápido do que um corredor usando um tênis comum de corrida.

O possível banimento do tênis dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi informado pelo London Times. De acordo com a publicação, o Vaporfly 4% será banido pelo World Athletics, órgão internacional que determina quais equipamentos os corredores podem ou não usar em competições globais. No entanto, um relatório do The Guardian lança ceticismo sobre essa alegação, citando fontes que afirmam que uma proibição total não deve acontecer. Em vez disso, de acordo com o relatório do Guardian, certos limites provavelmente serão impostos às tecnologias de placas de carbono em um anúncio que será realizado ainda no final de janeiro.

Por enquanto, a Nike se recusa a comentar o assunto. Já o Comitê Olímpico Internacional confirmou que as regras e regulamentos das corridas são de competência do World Athletics. Em outras palavras, se o Vaporfly 4% for mesmo banido pelo World Athletics, o modelo não poderá ser usado ​​nos próximos Jogos Olímpicos.

Existem alguns precedente na proibição da tecnologia vestível nas Olimpíadas. Em 2008, a Speedo estreou um novo maiô de corpo inteiro chamado LZR (popularmente chamado de “pele de tubarão”). A roupa reduz a resistência do corpo na água ao prender o ar no interior para adicionar flutuabilidade. Eles dominaram os Jogos Olímpicos de Pequim, já que 98% de todas as medalhas olímpicas conquistadas naquele ano foram de atletas usando o LZR, incluindo o astro Michael Phelps. Em 2009, a tecnologia foi banida de todas as competições internacionais de natação.

Isso é o que pode acontecer com o Vaporfly 4%, mas antes mesmo dele chegar à competição.

Compartilhe: