Facebook amplia opções de manutenção de privacidade na plataforma

Em busca de novas soluções para seu eterno problema de privacidade na plataforma, o Facebook anunciou nesta terça-feira (28) que vai começar a introduzir a seus usuários a ferramenta de “Off-Facebook Activity”, seção que em teoria dá à comunidade todo o controle sobre o acesso a suas informações pessoais por terceiros.

Anunciado em 2018, a função atua no sentido de permitir ao indivíduo que regule seu histórico na rede social da forma que melhor preferir e será disponibilizado a aproximadamente 2 bilhões de usuários nas próximas semanas, de acordo com o próprio Facebook na divulgação no blog oficial. De acordo com Mark Zuckerberg, o público agora poderá “ver um sumário das informações” que forneceram a cada aplicativo presente na plataforma “e limpá-la da conta se ela preferir”, definindo a novidade como “um novo nível de transparência e controle”.

De acordo com o TechCrunch, o “Off-Facebook Activity” também deve exigir que os usuários façam login de novo na rede social mesmo se já estiverem conectados. A seção não necessariamente limpa o histórico e impede que os dados já compartilhados continuem sendo utilizados, mas quebra a conexão que o perfil do indivíduo pode ter com apps que não tenha consciência de estar fornecendo informações – seu aviso de desligamento de conexão inclusive avisa que ele apenas será desconectado de diferentes aplicativos, mas continuará recebendo anúncios.

Fonte: TechCrunch

Além da ferramenta em si, o Facebook também confirma que passará a introduzir incentivos ao usuário dentro da plataforma para fazer um “checkup de privacidade”, a partir de notificações que levarão o usuário à nova seção. “Isto tornará ainda mais fácil o ato de ajustar quem pode ver seus posts e informações do perfil, fortalecendo a segurança de sua conta por alertas de login e a revisão de informações compartilhadas com aplicativos com os quais você logou no Facebook” escreve Zuckerberg no anúncio.

O Facebook já desde o início do ano tem emitido alertas nas notificações quando o usuário loga sua conta a aplicativos de terceiros, buscando manter o público antenado de todas as autorizações de acesso que faz quando se inscreve em outras plataformas com sua conta da rede social.

Share
Publicador por
Pedro Strazza @pedrosazevedo

Recent Posts

  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

13 horas Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

13 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

16 horas Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

18 horas Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

NotCo lança alternativa vegetal para “Sopa de Tartaruga” em nova campanha

Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade
  • Cultura

“DNA do Rock”: Billboard Brasil lança ferramenta para revelar influência de Sister Rosetta Tharpe na música

A Billboard Brasil lançou um aplicativo que explora as raízes musicais através de um "exame de DNA sonoro". O app…

2 dias Atrás