mapaempresasb9

Mapa mostra onde estão empresas que existem há séculos (e até milênios)

Empresa mais antiga do mundo está em atividade no Japão há 14 séculos

por Matheus Fiore

A Business Financing divulgou um mapa mundial que mostra onde estão, no mundo, as empresas que existem há mais tempo. Há desde companhias fundadas há mais de um século até impérios que estão em atividade há quase um milênio.

O interessante do mapa é ver como a história vem mudando os mercados ao ponto de, hoje, a maioria das empresas não chegar a duas décadas de existência antes de encerrar suas atividades. Segundo o mapa, a empresa mais antiga em atividade do mundo fica no Japão: a construtora Kongo Gumi, que foi fundada no ano de 578 e é especializada na construção de templos há incríveis 14 séculos. Segundo o Fast Company, a empresa foi comprada por um conglomerado do ramo de construção, mas a construção de templos ainda representa 80% de seu negócio.

A Business Financing conduziu a pesquisa que resultou na criação do mapa, e não terceirizou o trabalho com historiadores nem instituições acadêmicas. Por isso, o resultado pode não ser 100% confiável, mas ao menos nos dá uma ideia de algumas empresas que foram importantes para a solidificação cultural de seus países. A própria Kongo, por exemplo, por ser referência na construção de templos, possui uma história que caminha próxima a do próprio Japão, um país no qual os templos são parte da fundação cultural da sociedade.

Nos Estados Unidos, a empresa mais antiga em atividade é a Shirley Plantation, que fica em Virgínia e foi fundada em 1613. A Shirley Plantation é especializada na plantação de tabaco. É também uma das empresas americanas que tem sua história diretamente ligada ao trabalho escravo. Já no Brasil, a empresa mais antiga é a Casa da Moeda, fundada em 1694 e responsável, desde então, pela fabricação do nosso dinheiro.

Abaixo, você pode ver uma miniatura do mapa. Para vê-lo em um tamanho maior e com detalhes, clique aqui.

Compartilhe: