Google cria fundo de emergência para ajudar jornais regionais durante pandemia

Valores do programa não foram divulgados, mas Google também vai doar um milhão de dólares a entidades que buscam providenciar apoio a jornalistas de todo o globo

por Pedro Strazza

O Google anunciou no fim da noite da última terça (15) a criação de um novo programa de apoio financeiro para a época de pandemia, voltado agora aos jornais regionais que foram afetados economicamente pela crise do coronavírus. Parte dos trabalhos do Google News e nomeado Fundo de Alívio de Emergência do Jornalismo, a iniciativa é voltada a pequenas e médias organizações que buscam informar comunidades ao seu redor sobre o cotidiano.

Além do programa, o Google também confirmou a doação de um valor extra de um milhão de dólares a duas organizações dedicadas a providenciar apoio a jornalistas, o International Center for Journalists e o Dart Center for Journalism and Trauma da faculdade de jornalismo da Universidade de Columbia.

Embora não tenha divulgado um número oficial sobre o montante disponível no fundo, o vice presidente do News Richard Gingras escreve em comunicado oficial que o objetivo do Google com o programa é de ajudar a financiar “milhares de publishers pequenos, médios e locais ao redor do globo”, com variações ocorrendo nas doações de acordo com a região. O executivo ainda escreve que o noticiário local atualmente “tem um função ainda maior na reportagem de quarentenas e isolamentos, fechamento de escolas e parques, além de dados sobre como o Covid-19 está afetando o dia a dia das pessoas”, mas vem sendo desafiado por questões como “cortes no quadro de funcionários, licenças impostas e cortes” devido à paralisação da economia.

O Google não é o único preocupado com a indústria do jornalismo em meio ao cenário da pandemia. No fim de março, o Facebook também anunciou uma série de medidas que visava destinar US$ 100 milhões de dólares à manutenção de veículos do meio durante a crise, incluindo incentivos de publicidade e um montante destinado a organizações de apoio a redações regionais.

Para mais informações sobre elegibilidade ao novo fundo do Google, vale acessar a página do programa no Google News.

Compartilhe: