Google cria fundo de emergência para ajudar jornais regionais durante pandemia

Google cria fundo de emergência para ajudar jornais regionais durante pandemia

Valores do programa não foram divulgados, mas Google também vai doar um milhão de dólares a entidades que buscam providenciar apoio a jornalistas de todo o globo

por Pedro Strazza

O Google anunciou no fim da noite da última terça (15) a criação de um novo programa de apoio financeiro para a época de pandemia, voltado agora aos jornais regionais que foram afetados economicamente pela crise do coronavírus. Parte dos trabalhos do Google News e nomeado Fundo de Alívio de Emergência do Jornalismo, a iniciativa é voltada a pequenas e médias organizações que buscam informar comunidades ao seu redor sobre o cotidiano.

Além do programa, o Google também confirmou a doação de um valor extra de um milhão de dólares a duas organizações dedicadas a providenciar apoio a jornalistas, o International Center for Journalists e o Dart Center for Journalism and Trauma da faculdade de jornalismo da Universidade de Columbia.

Embora não tenha divulgado um número oficial sobre o montante disponível no fundo, o vice presidente do News Richard Gingras escreve em comunicado oficial que o objetivo do Google com o programa é de ajudar a financiar “milhares de publishers pequenos, médios e locais ao redor do globo”, com variações ocorrendo nas doações de acordo com a região. O executivo ainda escreve que o noticiário local atualmente “tem um função ainda maior na reportagem de quarentenas e isolamentos, fechamento de escolas e parques, além de dados sobre como o Covid-19 está afetando o dia a dia das pessoas”, mas vem sendo desafiado por questões como “cortes no quadro de funcionários, licenças impostas e cortes” devido à paralisação da economia.

O Google não é o único preocupado com a indústria do jornalismo em meio ao cenário da pandemia. No fim de março, o Facebook também anunciou uma série de medidas que visava destinar US$ 100 milhões de dólares à manutenção de veículos do meio durante a crise, incluindo incentivos de publicidade e um montante destinado a organizações de apoio a redações regionais.

Para mais informações sobre elegibilidade ao novo fundo do Google, vale acessar a página do programa no Google News.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link