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Novas ferramentas do Facebook e do Instagram vão permitir arrecadação de fundos durante lives

Recursos abrem caminho para transações financeiras dentro das plataformas, mas Instagram ainda mira doações para entidades beneficentes

por Pedro Strazza

Com o uso do recurso de lives crescendo drasticamente durante a pandemia, o Facebook já percebeu o potencial financeiro envolvido no meio. A companhia anunciou nesta terça (28) uma série de novos recursos que permitem a arrecadação de fundos durante as transmissões ao vivo feitas na plataforma e no Instagram, abrindo terreno para a possível introdução de transações dentro de seus aplicativos.

No caso do Facebook em si, a ferramenta vai consistir de uma nova opção ao Facebook Live que permitirá aos organizadores das lives cobrarem valores a terceiros para acessar as suas transmissões. De acordo com o anúncio, a introdução do recurso busca “apoiar creators e pequenos negócios” conforme estas lives podem ser usadas para diferentes fins profissionais, incluindo ministrar aulas e realizar performances artísticas.

Além de permitir cobrança, as transmissões que optarem pelo recurso poderão também ser marcadas como eventos “apenas online”, uma manobra que embora pareça óbvia agora (dado a questão do distanciamento social) pode ser muito útil no mundo pós-pandemia, onde o Facebook Live deve expandir a novos usos.

Já o Instagram ganhou uma ferramenta mais voltada para o lado beneficente, com a possibilidade dos usuários agora marcarem suas transmissões como feitas para arrecadar fundos. Intitulada “live fundraisers”, a nova opção é similar ao que a plataforma fez recentemente com os Stories: quando ativada, o responsável pode escolher uma das entidades disponibilizadas pela companhia e o público terá possibilidade de fazer doações em tempo real pelas lives e com seus cartões de crédito. Caso uma transação seja feita, o espectador ganha acesso a um sticker novo de Stories que diz “Eu doei”, incentivando assim aos amigos e seguidores que façam o mesmo.

Apesar das boas intenções iniciais, porém, o gerente de produto do Instagram Vishal Shah confirma que a companhia tem planos futuros de expandir o recurso para outras áreas voltadas à economia. “A gente acha que há um ecossistema bastante poderoso entre creators, negócios, fãs e seguidores.” escreve o executivo ao Engadget; “Isso também pode ser uma oportunidade para uma perspectiva de monetização”.

Enquanto as novas ferramentas do Facebook Live devem ser lançadas “em algum momento das próximas semanas”, as lives beneficentes já estão sendo disponibilizadas a usuários ao redor do globo.

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